A equipe de Educação no Trânsito do Departamento Municipal de Transportes e Trânsito (DMTT) de Maceió realizou, nesta sexta-feira (14), uma ação educativa sobre o uso exclusivo da faixa verde na praia de Ponta Verde. A atividade tem como objetivo melhorar a segurança e ampliar a prática de atividades físicas na região.
A advogada e moradora da região, Andreia Cavalcante, comentou sobre a importância da realização da ação. “Essa conscientização que é feita permite que as pessoas saibam quem pode usar a faixa verde sem correr risco de sofrer um acidente. Moro aqui há muito tempo e já presenciei muitos acidentes ocorridos, principalmente nos fins de semana. Agora com a faixa verde houve uma melhoria na ocorrência de acidentes”, relatou.
A atividade foi realizada na Avenida Silvio Carlos Viana, no trecho que vai do Marco dos Corais até o Pavilhão do Artesanato. A equipe de Educação no Trânsito direcionou através de panfletos e abordagens os ciclistas que estavam trafegando na faixa verde, orientando para a ciclofaixa.
“Eu acho que além de rejuvenescer e organizar a cidade, a faixa verde precisa ter ações como essa recorrente para que a população tenha conhecimento e se eduque para que cada um exerça seu papel dentro da mobilidade social. Nos fins de semana, é bem mais organizado, principalmente nos domingos que essa via fica fechada”, disse o professor Moisés Ferreira.
A Faixa Verde é um espaço voltado para a prática de atividades físicas, circulação de pessoas conduzindo carrinhos de bebê, passeios e o tráfego de usuários de patins, patinete e skate.
“Nosso objetivo com essa ação é orientar os ciclistas da região a trafegar pela ciclovia para que assim diminua a ocorrência de acidentes e permita que a população tenha um momento de lazer, de atividade física segura e de qualidade. Por isso, preparamos um momento para abordar, conversar e fazer a entrega de panfletos informativos sobre a faixa”, informou a assessora de Educação no Trânsito do DMTT, Inês Pessoa.