Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
31/07/2023 às 20h18min - Atualizada em 31/07/2023 às 20h18min

Estado entrega 42ª creche Cria em Satuba, a 38ª na gestão do governador Paulo Dantas

Equipamento vai garantir educação de qualidade para 200 crianças de 0 a 3 anos no município

Por: Assessoria
Pei Fon / Agência Alagoas
 Fábia Assumpção / Agência Alagoas
 

Mais uma creche Cria foi entregue, nesta quinta-feira (27), pelo governador Paulo Dantas, no bairro Luiz Gonzaga Carvalho, em Satuba. " Essa é a sexta creche que entregamos na região Metropolitana de Maceió, do total de 11 que estão sendo construídas.", afirmou Paulo.

 

Segundo o governador, o investimento na primeira infância é fundamental para garantir o futuro dos jovens de Alagoas, tanto que o estado foi o primeiro a criar uma secretaria exclusiva para tratar de políticas para a primeira infância.

 

Paulo Dantas agradeceu ao prefeito de Satuba, Diógenes Amorim (Junior Tuté), pela doação do terreno e à Câmara de Vereadores, que autorizou a doação para que a Secretaria de Estado da Educação viabilizasse a construção do equipamento.

 

 

A creche Cria de Satuba é a 42ª entregue pelo Governo do Estado, a 38ª somente no governo Paulo Dantas. A meta é construir 200 até o final da gestão,  ofertando mais de 40 mil vagas e gerando mais de 10 mil empregos.

 

A creche Cria faz parte do Programa Criança Alagoana e, em cada equipamento, são investidos recursos próprios do Estado, na ordem de R$ 4,5 milhões. Paulo Dantas agradeceu à Assembleia Legislativa, em nome dos deputados estaduais Alexandre Ayres e Bruno Toledo, presentes à inauguração, pela aprovação rápida e célere dos projetos de interesse do Estado, ressaltando que Programa Criança Alagoana é resultado de um trabalho conjunto e transversal, pois envolve as Secretarias de Estado da Educação e da Primeira Infância.

 

O governador anunciou que outras obras serão executadas em Satuba, a exemplo da urbanização de praças e pavimentação de ruas, por meio do Programa Minha Cidade Linda.

 

 

A secretária de Estado da Primeira Infância, Paula Dantas, explicou que o Estado vem cumprindo seu papel de monitorar, capacitar os profissionais e avaliar os indicadores das creches Crias que são administradas pelos municípios.

 

Ela adiantou que as capacitações dos profissionais que atuam nas creches vêm sendo ampliadas. "O projeto Creche Segura segue com as capacitações de primeiros- socorros e teremos também mais duas sobre violência infantil, com a RAV [Rede de Atenção à Violência], e ainda sobre saúde bucal, dentro das ações do projeto Criança Sorrindo", anunciou.

 

Por meio da Gerência de Educação, a Secretaria da Primeira Infância realiza oito encontros anuais de capacitação do corpo de técnicos das creches. "No próximo mês iniciaremos uma parceria com o Corpo de Bombeiros, o que vai ampliar as capacitações do Creche Segura de duas a três por mês para até 12", disse.

 

 

O prefeito Júnior Tuté enfatizou que a inauguração da nova Creche vai garantir a evolução da educação no município e acabar com a demanda reprimida de vagas que existia na chamada baixa Satuba. " Tínhamos apenas duas creches, com capacidade para apenas 40 crianças em cada uma. Com a creche Cria essa capacidade será ampliada para 200 crianças, o que acaba praticamente a demanda reprimida dessa área", falou o prefeito. "Quem ganha com esse trabalho conjunto entre Estado e o município é a população", acrescentou.

 

O prefeito aproveitou a oportunidade para reivindicar a construção de mais uma creche Cria na área denominada Satuba Nova. "Qualquer investimento do governo do Estado em nosso município será recebido de portas abertas", declarou o prefeito.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90