Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
31/07/2023 às 20h40min - Atualizada em 31/07/2023 às 20h40min

Escolas municipais promovem aulões preparatórios para a prova Saeb 2023

Além de preparar alunos para a avaliação, aulões têm papel fundamental na complementação da aprendizagem

Por: Assessoria
Aulões auxiliam alunos de escolas municipais na prova Saeb 2023. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed
 

Com a aproximação da prova do Sistema de Avaliação da Educação Básica (Saeb 2023), os alunos da rede pública municipal de ensino já estão participando de atividades para realizar a avaliação, como os aulões preparatórios, que ainda auxiliam a reforçar os assuntos aprendidos em sala de aula.

É a partir da nota do Saeb que a Secretaria Municipal de Educação (Semed) avalia a qualidade do ensino oferecido aos estudantes e, através dos resultados, consegue melhorar o Índice de Desenvolvimento da Educação Básica (Ideb).

A Escola Municipal Dr. José Haroldo da Costa, localizada no bairro Tabuleiro do Martins, promove aulões para que os estudantes se sintam prontos para a avaliação, além de prepará-los para a mudança de ciclo das turmas que eles vão passar, como conta a diretora da escola, Maísa Malta. A unidade, atualmente, possui a melhor colocação da rede municipal no Ideb, com nota 5,0.

“O objetivo principal é recompor a aprendizagem deficiente, contribuindo para um bom desempenho na avaliação. Além disso, os aulões ajudam a minimizar as dificuldades para o ano seguinte, já que os alunos dos 5° e 9° anos estão se preparando para viver etapas novas da sua vida escolar”, explicou.

Além de preparar os estudantes para a prova, os aulões são importantes para somar conhecimentos fundamentais para a vida escolar e pessoal dos estudantes, como conta a aluna do 9°ano da Escola Municipal José Haroldo, Ticiane da Silva, 14 anos.

“As aulas de reforço estão sendo bastante produtivas e os professores estão insistindo em nosso estudo, fazendo com que todos aprendam. O conhecimento que eles estão nos passando está sendo mais do que um preparo para a prova”, disse.

O aluno Guilherme Santos, 16 anos, também estudante do 9° ano da escola, falou sobre sua expectativa para a prova: “Estamos confiantes, pois os profissionais que estão à frente, estão se dedicando ao máximo. A força de vontade deles de ensinar é a nossa força de querer aprender e executar. Estou com foco total nos estudos em casa também”, contou.

Pensar no futuro

Na Escola Municipal Arnon de Melo, localizada no Jacintinho, os preparativos também estão a todo vapor. A expectativa é atingir a nota 5,0 no Ideb, já que no ano passado a unidade atingiu a marca de 4,3 na avaliação. Os alunos seguem participando dos aulões preparatórios para tornar a expectativa uma realidade.

A vice-diretora da escola, Somaya de Albuquerque, destacou que os aulões focam em disciplinas específicas e que a escola toda está envolvida no processo, criando uma dinâmica específica para cada turma.

“Todos os professores estão sendo mobilizados para trabalhar a questão da prova Saeb, preparando os alunos nas áreas de Língua Portuguesa e Matemática para que eles possam dominar os descritores no dia da prova. Tudo isso com o objetivo de melhorar a proficiência do nível básico, para que eles saiam da escola e, futuramente, possam sonhar com uma faculdade, com um curso técnico”, detalhou.

Os aulões têm trazido aulas dinâmicas, ricas em conteúdo e dão mais segurança aos alunos tanto pelo reforço aos conteúdos, quanto pelo aprendizado em relação ao tempo da prova.

A aluna do 9° ano, também da Escola Municipal Arnon de Melo, Ana Luiza, 16 anos, compartilhou sua experiência e avaliou que as aulas expandiram seu aprendizado. “Estou entendendo os assuntos e, nas coisas que eu tive dificuldade, a gente vai ter um momento de sanar as dúvidas. Ajudou bastante na minha leitura e interpretação de texto. Os professores e toda a escola sempre estão aqui para auxiliar a gente, qualquer questão e dúvida que eu tenho, me sinto aberta pra falar com eles”, frisou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90