Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
31/07/2023 às 21h58min - Atualizada em 31/07/2023 às 21h58min

Merenda escolar: Educação de Maceió prorroga contrato com cooperativas de agricultura familiar

Por mais seis meses, 14 cooperativas vão distribuir alimentos e produtos naturais para creches e escolas municipais

Por: Assessoria
Assinatura de contrato ocorreu nesta segunda-feira (31), na Semed. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed

A alimentação escolar saudável e a nutrição das crianças e estudantes da rede pública estão entre os compromissos prioritários da Educação de Maceió. É nesta perspectiva que representantes de cooperativas de agricultores alagoanos assinaram, nesta segunda-feira (31), um novo contrato prorrogando o fornecimento de alimentos da agricultura familiar. A assinatura ocorreu na sede da Secretaria Municipal de Educação (Semed).

Com a prorrogação, os agricultores vão entregar, por mais seis meses, os alimentos naturais produzidos sem aditivos químicos, para as creches e escolas municipais. No total, 14 cooperativas de vários municípios, como Branquinha e Santana do Mundaú, firmaram o contrato com a Semed.

Alimentos in natura colhidos da própria terra, como macaxeira, inhame, laranja, carne de jaca, abacate, abacaxi, banana, entre outros, serão direcionados para as unidades escolares do Município.

"A gente pretende utilizar esse prazo de seis meses para alcançar um percentual superior a 40% de utilização dos produtos da agricultura familiar em nosso cardápio. Com isso, além de proporcionarmos uma comida mais saudável, mais sustentável para os alunos, tem também o incentivo à agricultura familiar, o crescimento das vendas, aumentando cada vez mais as chances de surgirem novas cooperativas. É um incentivo também ao empreendedorismo local", comemorou a coordenadora da Coordenação Técnica de Nutrição e Segurança Alimentar da Semed, Ana Denise Gouvêa.

A presidente da Cooperativa dos Agricultores Familiares de Joaquim Gomes (Coopaf), Alda Inácio, comemorou a assinatura e destacou a importante valorização que a Semed e a Prefeitura de Maceió está dando aos agricultores locais.

"Essa renovação de contrato é uma forma de dar continuidade a esse trabalho brilhantíssimo que a Semed faz com os agricultores. Nós somos valorizados e agradecemos por isso. É um trabalho incrível que trouxe resultados muito positivos. Os alunos só têm a ganhar porque o produto que fornecemos é oriundo da agricultura familiar, saudável, agroecológico", disse Alda, acrescentando que cerca de 120 famílias são beneficiadas por meio da cooperativa.

Para Joselito Filho, contador da Cooperativa dos Agricultores de Laranja do Santana do Mundaú (Coplau), é uma grande felicidade atender à rede de ensino de Maceió. A cooperativa tem um total de 60 agricultores. "A expectativa é de continuar fornecendo para as escolas um alimento saudável, com procedência, de qualidade. Queremos atender a toda rede municipal e produzir mais e mais para esses estudantes".


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90