Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
08/08/2023 às 09h06min - Atualizada em 08/08/2023 às 09h06min

Infraestrutura e segurança de escolas no Benedito Bentes receberão melhorias

Titular da Semed, Jó Pereira, realizou visita técnica à Escola Municipal Petrônio Viana, no Conjunto Carminha, ouviu gestores e comunidade escolar e constatou a necessidade de reformas e manutenções

Por: Assessoria
Jó Pereira durante visita à escola Petrônio Viana. Foto: Thony Nunes/Ascom Semed
 

A Secretária Municipal de Educação de Maceió, Jó Pereira, realizou uma visita técnica na Escola Municipal Petrônio Viana, localizada no Conjunto Carminha, no Benedito Bentes, na manhã desta quarta-feira (2). Ao lado do corpo técnico da pasta, do vereador Siderlane Mendonça, do secretário de Segurança Cidadã, Eduardo Marinho, e da equipe do vereador Brivaldo Marques, a gestora viu e ouviu as demandas prioritárias da direção e da comunidade escolar.

Jó informou que a Semed retomou as obras para melhoria da infraestrutura das unidades escolares em geral, por meio de uma rotina com programações divididas entre urgentes e necessárias, para realização de manutenções, reparos e pequenas obras de reformulação necessárias ao bom funcionamento dos ambientes, com cuidado para impactar minimamente nas atividades diárias das escolas.

“Estamos estruturando dentro da Semed um planejamento para enfrentar o grave problema da ação do tempo nos edifícios e equipamentos, assim como as inadequações existentes há meses e até anos nas unidades e, para vencer esses desafios, estamos tendo o total apoio do prefeito JHC. Essa é uma das prioridades do prefeito, que tem todos os dias se preocupado com a condição da infraestrutura de todas as escolas da rede”, afirmou a gestora, citando ainda o apoio dos vereadores no diálogo com a comunidade escolar da região.

“Na próxima semana começa a fase de reparos na escola Petrônio Viana. Nós já iniciamos as reformas em outra escola do Benedito Bentes, a Elma Marques, que também foi uma preocupação trazida pelos vereadores Siderlane e Brivaldo”, prosseguiu a secretária.

Conforme Jó Pereira, as duas escolas vão passar por mudanças na infraestrutura, revisão e reforma sanitária e da rede elétrica para que possam ser climatizadas. “Precisamos começar pelo alicerce, pela base, que é a infraestrutura elétrica das escolas. Estamos com cronogramas de atuação e visitas como essa são importantes para aproximar a gestão, por meio do diálogo e da escuta, das pessoas que estão diretamente à frente das unidades escolares, afinal os desafios históricos só serão enfrentados de forma coletiva, organizada e focada em prioridades, e sei que precisamos contar com todos para esse enfrentamento”, pontuou.

“Visitar as escolas tem sido o meu desejo desde que cheguei à Secretaria de Educação, porque entendo que é na escola que acontece a transformação. Estamos fortalecendo o diálogo com as diretoras para que possamos chegar de forma mais eficiente, de forma mais orgânica, na solução das demandas. A secretaria faz parte da escola e a escola faz parte da secretaria, que está trabalhando incansavelmente para atender os anseios não só das diretoras e dos diretores escolares, mas dos professores, dos alunos, das famílias e da comunidade”, reforçou Jó.

Segurança

Durante a visita à Escola Petrônio Viana, a gestora da Educação de Maceió, forte defensora da intersetorialidade e simultaneidade de ações, também garantiu parcerias com outras secretarias municipais para trazer melhorias e reforçar a segurança nas unidades escolares, em especial àquelas localizadas no Benedito Bentes, onde tem ocorrido maior incidência de crimes, a exemplo de furtos, invasões e depredações.

“O secretário Eduardo Marinho, de Segurança Cidadã, tem sido um parceiro e reforçou, atendendo a uma determinação do prefeito JHC, em apoio as nossas reinvindicações nesse sentido, de termos a presença da Guarda nas escolas. Estamos projetando, em uma ação conjunta das duas secretarias, a criação de um batalhão específico para monitorar e dar às escolas melhores condições de segurança”, finalizou a secretária municipal de Educação.

“Estamos iniciando o trabalho, em parceria com a Semed, para reforçar a segurança nas escolas em geral e já iniciamos o reforço nas escolas que necessitam de uma intervenção imediata. É uma prioridade do prefeito JHC garantir maior segurança para professores, diretores, alunos e para a comunidade que está no entorno dessas unidades escolares”, completou Eduardo Marinho.

Já Siderlane Mendonça ressaltou que a preocupação dele e da gestão municipal vai além da parte estrutural das unidades escolares, passando pela segurança para todos.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90