Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
16/08/2023 às 23h22min - Atualizada em 16/08/2023 às 23h22min

Mais de 15 mil alunos da rede estadual participam da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas

Alagoas também se destaca pelo número de escolas inscritas, ocupando o terceiro lugar no país, empatado com dois outros estados. Ficou atrás apenas de São Paulo e Ceará

Por: Assessoria
  Ana Paula Lins / Ascom Seduc
 

Mais de 15 mil alunos da rede estadual de ensino participam, nesta quarta-feira (16), da primeira fase da Olimpíada Brasileira de Física das Escolas Públicas (OBFEP) edição 2023. Ao todo, 17.597 estudantes da rede pública de Alagoas foram inscritos para participar da competição, cujas provas ocorreram nesta quarta-feira (16). Esse quantitativo fez com que o estado fosse o terceiro maior em número de escolas inscritas na olimpíada.

 

Segundo dados da coordenação local da OBFEP, Alagoas, com 83 escolas cadastradas, ficou atrás apenas de São Paulo (212 escolas) e do Ceará (223 escolas), empatando no terceiro lugar com Pernambuco e Piauí, que também tiveram, cada um, 83 instituições cadastradas na competição. Em todo o Brasil, 1.330 escolas garantiram vaga na disputa.

 

“Deste quantitativo de 17.597 estudantes inscritos, 1.406 são do 9º ano do ensino fundamental; 5.869 são da 1ª série do ensino médio; 5.400, da 2ª série; 4.785, da 3ª série; e 137, da 4ª série (Ifal). Dentre as escolas cadastradas, 70 são da rede estadual, e 5 são das redes municipais, enquanto o Instituto Federal de Alagoas vai participar com 8 unidades”, informa o professor Samuel Teixeira, do Instituto de Física da Universidade Federal de Alagoas (Ufal) e coordenador estadual da olimpíada.

 

Rede estadual

 

A rede estadual de ensino responde pelo maior quantitativo de estudantes e escolas inscritas. São 15.555 alunos (88,3% dos inscritos) e 70 escolas, que correspondem a 84,3% das instituições de ensino que participam da olimpíada em Alagoas.

 

Das dez escolas com maior número de estudantes, nove são da rede estadual: Deodoro da Fonseca, de Marechal Deodoro; Julieta Ramos Pereira, de Paripueira; Deputado Rubens Canuto, de Maceió; Santos Dumont, de Rio Largo; José Correia da Silva Titara, de Marechal Deodoro; Nezinho Pereira, de Inhapi; Professor Manoel Gentil do Vale Bentes, de Satuba; Juvenal Lopes de Omena, de Branquinha; e Adalberto Marroquim, de Batalha.

 

O superintendente de Desenvolvimento do Ensino Médio da Seduc, Ricardo Lisboa, destaca os bons resultados obtidos pela rede estadual na olimpíada nos últimos anos. “Temos ficado sempre entre os cinco primeiros estados com maior número de inscritos. Agora, pretendemos fortalecer nossa parceria com a Ufal, intensificando a preparação de nossos professores e estudantes para alcançarmos resultados positivos”, afirma Lisboa.

 

A olimpíada

 

Promovida pela Sociedade Brasileira de Física (SBF), a OBFEP visa estimular o interesse pela física entre os estudantes da rede pública. Os melhores classificados recebem medalhas e concorrem a bolsas de iniciação científica.

 

Em Alagoas, a olimpíada é organizada pelo Instituto de Física da Ufal e conta com o apoio da Seduc, Ifal e secretarias municipais de Educação. As provas da primeira fase serão aplicadas em 15 de agosto, enquanto as da segunda fase acontecem em 18 de novembro.

 

Premiação

 

 

No próximo dia 30, a partir das 10h, no Auditório Oscar Sátyro, no Instituto Federal de Alagoas (IFAL), Campus Maceió, será realizada a premiação dos medalhistas da edição 2022 da OBFEP. Ao todo, 40 estudantes da rede pública receberão suas medalhas, sendo 14 da rede estadual de ensino.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90