Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
15/09/2023 às 12h34min - Atualizada em 15/09/2023 às 12h34min

Governador e secretário nacional discutem sobre pautas voltadas para a economia solidária

Paulo Dantas ainda apresentou os investimentos realizados no Estado em sua gestão

Por: Assessoria
Edvan Ferreira - Agência Alagoas
 Carlos Victor Costa/ Agência Alagoas
 

O governador Paulo Dantas recebeu, na quinta-feira (14), a visita do secretário Nacional de Economia Popular e Solidária (Senaes), Gilberto Carvalho. O titular da pasta, que faz parte da estrutura do Ministério do Trabalho, está no Estado para participar da Oficina de Construção do Sistema Nacional de Finanças Solidária, evento que visa debater e propor a criação de um sistema sólido e integrado para as Finanças Solidárias e conhecer casos de sucesso do Estado. 

 

O encontro reuniu a equipe do ministério, representantes do Governo de Alagoas e integrantes do setor da economia solidária do Estado para discutir sobre as experiências de integração de organizações como as cooperativas de crédito, bancos comunitários e fundos rotativos. O governo estadual foi o primeiro no Brasil a criar uma Secretaria Executiva de Cooperativismo e Economia Solidária. O encontro serviu também para que fosse apresentado ao governador o resultado alcançado com a oficina.

 

"Alegria enorme está recebendo o ministro Gilberto e equipe. Todos unindo esforços para encontrar resultados com melhor produtividade, com mais soluções que tenham condições de promover melhor qualidade de vida para as pessoas", disse o governador.

 

Ladeado do secretário nacional Gilberto Carvalho, o governador Paulo lembrou da agenda que teve com o ministro do Desenvolvimento Social, Wellington Dias, em que ele ficou encantado com a indústria de leite que será implantada em Alagoas.

 

"Ele (Wellington) disse que faz questão de participar da inauguração. A indústria já começou a fazer todos os testes. Ainda não inaugurou oficialmente porque temos a esperança do presidente Lula vir para Alagoas inaugurar. Essa obra é fundamental para o desenvolvimento da Bacia Leiteira e do sertão. E também queremos o presidente Lula aqui para assinar a ordem de serviço do trecho 5 do Canal do Sertão. Alagoas já vem melhorando em todos os indicadores e agora que tem o governo federal de mãos dadas, nós temos certeza de que vamos avançar ainda mais nesse novo modelo de democracia e fortalecimento do pacto federativo", completou o governador. 

 

Paulo ainda presenteou o secretário com uma arte elaborada pelas Bordadeiras de Capela, por meio do Alagoas Feita à Mão, com um livro de receitas da Mãe Neide, produzido pela Imprensa Oficial Graciliano Ramos com apoio da Secretaria de Estado de Comunicação (Secom) e um Guia de Investimentos do Estado. 

 

 

Gilberto agradeceu o carinho que ele e sua equipe receberam em Alagoas. Ele ressaltou que o Estado tem se constituído num polo avançado da economia solidária. 

 

"A minha vinda está vinculada inclusive a isso também. Os meninos de Piaçabuçu me contaram uma história que fiquei encantado que foi a inovação do Banco Comunitário ‘É da Gente’ e que vou conhecer em Piaçabuçu. A gente contar com um governador com essa humanidade e sensibilidade do Paulo para nós é um privilégio", pontuou o secretário nacional, ao concluir fazendo um proposta para que o governador faça de Alagoas um ponto avançado da economia solidária no Brasil. "Porque você tem gente para isso. Tem um povo extraordinário e nós contamos com seu apoio e estamos juntos". 

 

Agricultura familiar em Piaçabuçu 

A oficina teve início na quarta-feira (13) e acontece até esta sexta-feira (15), no auditório da Secretaria do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag). 

 

Ainda nesta sexta-feira (15), o governador, o secretário nacional Gilberto Carvalho e a comitiva farão uma visita técnica ao município de Piaçabuçu para conhecer as experiências da Cooperativa dos Agricultores Familiares e dos Empreendimentos Solidários de Piaçabuçu (Coopaiba) e ao Banco Comunitário “É da Gente”, que visa integrar a comunidade no sistema financeiro além de incentivar o desenvolvimento local. 

 

Estiveram presentes no encontro a primeira-dama Marina Dantas; as secretárias Caroline Balbino (Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços) Roseane Vasconcelos (Gabinete Civil), Monique de Assis (Tesouro) e Bárbara Braga (Turismo), os secretários Victor Pereira (Governo), Joaldo Cavalcante (Comunicação) e Gabriel Albino (Planejamento) e os secretários Executivos, Wendell Palhares (Comunicação), e Adalberon Sá Júnior (Cooperativismo e Economia Solidária). Os deputados Bruno Toledo e Silvio Camelo também participaram da reunião, entre outras personalidades.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90