Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
02/10/2023 às 20h27min - Atualizada em 02/10/2023 às 20h27min

Biblioteca inaugurada em presídio homenageia desembargador José Fernando Lima Souza

Natural de Major Isidoro, homenageado atuou por 18 anos no Tribunal de Justiça, onde foi presidente entre 2001 e 2002

Por: Assessoria
Jorge Santos / Ascom Seris
Gleydson Monteiro e Regina Carvalho / Ascom Seris

O Presídio de Segurança Máxima de Maceió (PSSM) ganhou nesta segunda-feira (25) a biblioteca desembargador José Fernando Lima Souza. O novo espaço, que é mais uma ação para promover o fortalecimento da educação no sistema prisional alagoano, homenageia o pai do presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho.

"É uma alegria muito grande participar de um momento como esse, momento que demonstra que Alagoas virou a página das notícias ruins no sistema prisional”, afirmou o secretário de Estado de Ressocialização e Inclusão Social, Diogo Teixeira. “Hoje temos um sistema prisional controlado, quem não tem superlotação. Situação que se deu muito pelos investimentos que o governo do Estado fez no sistema e está dando a possibilidade e as condições para que a secretaria aplique as políticas públicas de fortalecimento da educação e do trabalho", destacou, ao anunciar a instalação de novas bibliotecas no sistema prisional.




  
Inicialmente, a biblioteca contará com mais de 5,5 mil exemplares, parte da doação feita durante a campanha Livros que Libertam, que conseguiu arrecadar mais de 22 mil livros, que vão para o sistema prisional alagoano para reforçar as ações de educação implementadas pela Seris.



"Essa é uma prova muito clara de que o governo está agora querendo se preocupar com o preso, porque, como eu digo sempre, eles vão sair. E é importante que eles saiam melhores do que quando entraram, para não terem que voltar", disse  o presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas, desembargador Fernando Tourinho.




"Está de parabéns o governador Paulo Dantas e todos que fazem essa secretaria. Esse é um trabalho de equipe. Fazia tempo que eu não tinha tanta emoção, Tenho certeza que ele está muito feliz com essa homenagem. Ele vibrava com o saber", reforça o desembargador, filho do homenageado.








Segundo o juiz Alexandre Machado, a campanha arrecadou 23 mil livros, quando a meta era 5 mil exemplares. De acordo com ele, isso se deu graças à parceria entre as instituições. “Hoje estamos com a inauguração dessa biblioteca com livros doados nessa campanha. O projeto [Livros que Libertam] já alcança mais de 3 mil reeducandos dos mais de 4,6 mil que estão em regime fechado. Em números proporcionais, esse é o maior projeto que temos no país", explica




O homenageado



O desembargador aposentado, ex-presidente do Tribunal de Justiça de Alagoas (TJ-AL) e do Tribunal Regional Eleitoral (TRE), José Fernando Lima Souza, conhecido como Fernando Tourinho, morreu aos 76 anos em março de 2014.


Natural de Major Isidoro, atuou durante 18 anos como desembargador do Tribunal de Justiça, do qual foi presidente entre 2001 e 2002, e foi professor da Universidade Federal de Alagoas.
Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90