01/11/2023 às 23h36min - Atualizada em 01/11/2023 às 23h36min
Outubro Rosa: Mais de 670 mamografias foram realizadas no Hospital da Mulher
Agendamentos das consultas e exames acontecem após encaminhamento médico
Por: Assessoria
Carla Cleto / Ascom Sesau Suely Melo / Ascom Sesau
Neste Outubro Rosa, mês de conscientização à prevenção e diagnóstico precoce do câncer de mama, o Hospital da Mulher de Alagoas (HM) realizou 678 exames de mamografia. Os agendamentos das consultas e exames na unidade hospitalar especializada na saúde da mulher alagoana acontecem após encaminhamento médico, por meio do Sistema de Regulação (Sisreg) de qualquer município.
Depois de marcada a consulta na unidade, a paciente precisa se dirigir ao Hospital da Mulher portando um documento oficial, comprovante de residência e o Cartão do Sistema único de Saúde (SUS). O câncer de mama é um dos mais frequentes entre as mulheres e também a principal causa de morte por câncer entre as mulheres no Brasil.
Uma das alagoanas que fizeram o exame de mamografia no HM durante a Campanha Outubro Rosa foi Maria Sônia dos Santos. “O atendimento foi muito bom, fiz minha mamografia e só tenho a agradecer. O atendimento que tive aqui foi ótimo. Os profissionais são excelentes, recomendo para todos”, disse.
De acordo com o Ministério da Saúde (MS), a mamografia é o exame voltado para o rastreamento do câncer de mama, cujo objetivo é assegurar o diagnóstico precoce da doença e, deste modo, reduzir a mortalidade. O exame pode ser solicitado por médicos e enfermeiros para o rastreamento de mulheres entre 50 e 69 anos, dentro dos protocolos estabelecidos pelo MS.
Mulheres com menos de 50 anos consideradas de alto risco para o câncer de mama têm avaliação individualizada pelos médicos e também podem fazer o exame, desde que haja prescrição médica. As mulheres consideradas com risco para a doença são aquelas com histórico familiar de casos de câncer de mama.
A tecnóloga em radiologia do Hospital da Mulher, Maria Dilma da Silva, explica que, para sentir se há algum nódulo na mama, a primeira ação que a mulher deve realizar é o autoexame. “É muito importante que todas as mulheres se toquem, apalpem os seios para sentir se tem algum carocinho. Se a mulher já tiver algum histórico familiar de câncer de mama é importante que realize a mamografia a partir dos 35 anos”, salientou a técnica, que possui especialização em mamografia.