Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
08/01/2024 às 12h20min - Atualizada em 08/01/2024 às 12h20min

Candidatos aprovados no Encceja já podem solicitar certificação ou declaração parcial de proficiência à Seduc

Solicitação é feita pelo e-mail: certificacao@educ.al.gov.br.

Thiago Ataíde/Ascom Seduc
Manuella Nobre/Ascom Seduc
 

Após a divulgação dos resultados individuais pelo Instituto Nacional de Estudos e Pesquisas Educacionais Anísio Teixeira (Inep), na última sexta-feira (22), a Secretaria de Estado da Educação (Seduc) informa aos participantes alagoanos aprovados no Exame Nacional para Certificação de Competências de Jovens e Adultos (Encceja) 2023 que já podem solicitar seu Certificado ou a Declaração Parcial de Proficiência por meio do e-mail: certificacao@educ.al.gov.br.

 

De acordo com dados da Gerência Especial de Inspeção do Sistema Estadual de Ensino (Geise) da Seduc, ao requerer a certificação, o candidato deverá, também, anexar os seguintes documentos: Boletim de desempenho individual do Encceja; Documento de identificação com foto (RG, CNH ou Carteira de trabalho); Cadastro de Pessoa Física – CPF).

 

O prazo para disponibilização do Certificado ou Declaração Parcial de Proficiência é de até 45 dias úteis, a contar a partir da data de envio do e-mail. A entrega é feita exclusivamente de forma presencial, de acordo com a data de solicitação.

 

Para requerer o certificado, o candidato precisará alcançar, no mínimo, 100 pontos das áreas de conhecimento: Ciências Humanas, Ciências da Natureza, Matemática, Linguagens e Redação. Apenas nesta última com a pontuação mínima de 5 pontos.

 

Passados os 45 dias da solicitação, os interessados devem buscar seu certificado ou declaração de proficiência na recepção da Seduc, 1º andar do Shopping Cidade, na Avenida Fernandes Lima, Farol, no horário das 8h às 12h e das 13h às 17h. Quem for do interior terá a opção de buscar o documento na Gerência Especial de Educação mais próxima de sua casa, desde que informe, no ato de solicitação, qual é a sua Gerência Especial de Educação (GEE) e que deseja retirar o documento naquele endereço.

 

Aqueles que ainda não acessaram as suas notas, as mesmas estão disponíveis no Sistema Encceja, tanto para residentes no Brasil. Os gabaritos podem ser acessados pelo link https://bitlybr.com/wSO.

 

 

Ainda segundo a gerência responsável, em Alagoas foram contabilizadas 10.832 inscrições no total, incluindo pessoas privadas de liberdade (PPL), sendo 8.874 para nível médio e 1.958 para o fundamental. Destes, conseguiram aprovação 880 para o médio e 162 no fundamental. Não foi registrada inscrição para candidatos do exterior. 

 

Número

"Esses são os dados dos candidatos referentes ao Encceja 2023, número de inscritos e aprovados. Dentro dos inscritos também estão aqueles que obtiveram aquele aproveitamento das notas de outras edições anteriores, além dos ausentes e aqueles que conseguiram apenas a pontuação parcial", explica Rafaela Andrade, inspetora educacional e técnica responsável pela Certificação ENCCEJA na Seduc -AL.

 

Criado em 2002, o Encceja é uma porta aberta a milhares de jovens e adultos fora da idade escolar e interessados em voltar às salas de aulas. A participação é voluntária e gratuita. As provas avaliam competências, habilidades e saberes adquiridos no processo escolar ou extraescolar.

 

 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90