Durante todo o ano de 2023, a Secretaria de Estado da Infraestrutura (Seinfra), comandada pelo secretário e ex-prefeito de Maceió, Rui Palmeira, trabalhou continuamente para executar obras estruturantes responsáveis por gerar desenvolvimento para o estado e qualidade de vida para toda a população.
Foram incontáveis ações, visitas de fiscalização, entrega de trabalhos, assinaturas de ordens de serviços e um acompanhamento efetivo do plano de metas anual.
Habitação
Com foco na diminuição do déficit habitacional do estado, a Seinfra beneficiou, somente neste ano, aproximadamente 3 mil alagoanos. Com o programa Vida Nova nas Grotas, 73 famílias residentes na comunidade de Grutão, em Maceió, foram beneficiadas.
Já o Programa Vida Nova na sua Casa, realizou a reforma de 346 residências e construiu mais 192, totalizando 538 famílias atendidas pelo programa e quase 2 mil moradores do interior contemplados com uma moradia digna e segura.
O programa oferece desde pequenos reparos nas residências até a construção de condomínios. As casas construídas possuem cinco cômodos, sendo dois quartos, sala, cozinha e banheiro, além de uma lavanderia externa.
Nos municípios de Dois Riachos, Igaci e Cacimbinhas foram construídos conjuntos habitacionais, com 50 moradias cada. Além das edificações, estes residenciais dispõem de todo o sistema de drenagem, abastecimento de água, esgotamento sanitário e limpeza urbana, serviços essenciais para que os usuários possam usufruir de segurança, conforto e bem-estar. Nessas três cidades, mais de 600 pessoas foram beneficiadas com essas obras.
O Secretário de Infraestrutura, Rui Palmeira, o governador Paulo Dantas e a primeira-dama e coordenadora geral do programa Vida Nova nas Grotas, Marina Dantas, seguem visitando todas as obras em andamento no segmento habitacional, tanto na capital quanto no interior e, planejando mais investimentos para o ano de 2024.
Saneamento
Quem pensa que a Seinfra existe apenas para construir e reformar casas, se engana. A secretaria de infraestrutura também desenvolve outros projetos estruturantes que contribuem diretamente para a melhoria da saúde dos alagoanos. Umas dessas obras é a de saneamento, na qual são trocadas, ou implantadas toda a rede coletora de esgoto, além de linhas de recalque, estações elevatórias e de tratamento, tudo isso para garantir que a população não contraia doenças decorrentes da contaminação da água e do solo.
Os trabalhos de esgotamento sanitário já estão em andamento em São Miguel dos Milagres, Maragogi e Porto de Pedras.
Os serviços de saneamento seguem de maneira célere. Estima-se que o número de beneficiados ultrapasse os 50 mil, somando os três municípios.