Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
18/03/2024 às 09h16min - Atualizada em 18/03/2024 às 09h16min

Hidratação é importante para se recuperar da dengue, orienta infectologista da Sesau

Medida é importante para assegurar que a recuperação do paciente ocorra de forma eficiente

Rede Alagoana
Carla Cleto / Ascom Sesau
Daniel Tavares / Ascom Sesau
 

A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) chama a atenção para a importância da hidratação no processo de recuperação dos pacientes acometidos por dengue. Especialistas apontam que, além de repouso e alimentação saudável, hidratar bem o organismo é uma medida muito importante durante o tratamento da doença, que é transmitida pelo mosquito Aedes aegypti, que se desenvolve em água limpa e parada.

 

O chefe de gabinete de Combate às Doenças Infectocontagiosas da Sesau, infectologista Renee Oliveira, explica que uma das primeiras ações a serem feitas em casos de suspeita de dengue é reforçar a hidratação do corpo. “A ingestão de líquidos deve ser iniciada já nos primeiros sintomas, pois a doença pode levar o corpo a ter uma perda de líquido. Por isso, é necessária a reposição adequada para que o organismo possa se recuperar de forma mais rápida”, diz o especialista.

 

 

O volume definido pelo Ministério da Saúde (MS) para a hidratação é de 60 mililitros (ml) de líquido por quilo (kg). Assim, uma pessoa com 60 kg deverá ingerir em torno de 3,6 litros por dia. Nos casos suspeitos de dengue, a prioridade deve ser para a água potável, mas também se recomenda a ingestão de água de coco, sucos, chás, isotônicos e soro caseiro, feito a partir da diluição de uma colher (de café) com sal e duas colheres (de sopa) com açúcar para cada litro de água.

 

Renee Oliveira ainda destaca que não há remédio específico contra a dengue, o que reforça a importância de uma boa hidratação durante a recuperação. “Também é importante salientar que o repouso, atrelado a uma alimentação saudável e medicamentos contra febre e dor, como dipirona, por exemplo, devem ser adotados durante a recuperação”, ressalta o infectologista.

 

 

Sintomas da Dengue

 

Cabe lembrar que os principais sintomas da dengue são febre alta, dor de cabeça, nos ossos e articulações, dor atrás dos olhos, manchas pelo corpo, náusea, tontura e cansaço. Os pacientes ainda podem ser acometidos por vômitos, dificuldade de respirar, hemorragia, dor abdominal intensa, confusão mental e até perda da consciência em casos mais graves da infecção.

 

Redução da dengue em Alagoas

 

O Brasil vem registrando uma alta na quantidade de casos de dengue, mas Alagoas contabilizou uma diminuição de quase 90% na comparação entre os anos de 2023 e 2022. A redução foi alcançada por meio de ações como a capacitação de profissionais de saúde e suporte técnico da Sesau aos 102 municípios alagoanos. Apesar dos indicadores positivos, o Estado segue atuando para manter a situação da doença sob controle.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90