Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
19/03/2024 às 07h45min - Atualizada em 19/03/2024 às 07h45min

Representantes do Ministério da Saúde concluem ciclo de visitas técnicas a hospitais de Alagoas

Equipe conheceu experiências exitosas como os programas AVC dá sinais e Bate Coração e unidades como Hospital Metropolitano e UPA Jaraguá

Rede Alagoana
Nildo Lopes / Ascom Sesau
Fabiano Di Pace / Ascom Sesau
 

Uma equipe do Ministério da Saúde, capitaneada pelo coordenador de gestão de urgência, Felipe Reque, concluiu neste sábado (16) um ciclo de visitas técnicas ao Hospital Metropolitano de Alagoas, Hospital do Coração Professora Adib Jatene, Hospital da Criança, Hemocentro de Alagoas (Hemoal) e Unidade de Pronto Atendimento (UPA) em Jaraguá - todos sob gestão do Estado -, além conhecer os programas AVC dá sinais e Bate Coração.

 

O secretário estadual de saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, destacou o compromisso da gestão estadual de saúde em assegurar um atendimento de excelência para todos os alagoanos. “É com muita satisfação que recebemos a equipe do Ministério da Saúde, que veio conhecer o trabalho do governo que está se tornando referência em inovação e eficiência no cuidado e assistência com sua população”, destacou o secretário.

 

Durante a visita técnica a equipe foi apresentada aos programas Bate Coração, que foi desenvolvido para reduzir o tempo-resposta e otimizar o tratamento efetivo do Infarto Agudo do Miocárdio, disponibilizando informações relevantes, em tempo real, para os profissionais de saúde. “Essas informações se referem à desde os primeiros sinais do IAM até o atendimento e o acompanhamento pós-tratamento, aprimorando a coordenação entre as unidades de saúde, oferecendo suporte especializado à equipe multidisciplinar”, explicou o secretário executivo de regulação e gestão da Secretaria de Estado de Saúde (Sesau), Igor Montteiro.

 

Outra iniciativa apreciada pela equipe ministerial foi a do Programa AVC Dá Sinais, que foi criado em agosto de 2021 e já beneficiou milhares de alagoanos através de um aplicativo de telemedicina, que agiliza o diagnóstico de Acidentes Vasculares Cerebrais (AVC). “É um programa inovador que facilita a identificação e resposta do AVC nas unidades de saúde salvando vidas e evitando sequelas mais graves”, ressaltou Igor Monteiro.

 

O coordenador do setor de gestão de urgência do Ministério da Saúde, Felipe Reque, acompanhado do assessor técnico Samuel Gebrin, conheceu ainda unidades como o Hospital Metropolitano, Hospital do Coração, Hemoal, Hospital da Criança e a UPA Jaraguá.

 

“São unidades estruturadas de forma moderna e dentro dos padrões de atendimento, acolhimento e resolutividade defendidos pelo Ministério da Saúde. A gestão federal segue como parceira no desenvolvimento do atendimento do Sistema Único de Saúde e encoraja sempre iniciativas de gestão que se mostram eficazes como as encontradas em Alagoas”, destacou.

 

 

Para a coordenadora de enfermagem da UPA Jaraguá, Caroline Gaia, a visita apenas reforça o compromisso de todos os servidores da saúde em garantir um atendimento digno e pautado pelos princípios de humanização. “Acolher os pacientes de forma humana e técnica é essencial para o sucesso de qualquer tratamento de saúde e todos que fazem a UPA seguem com essa missão e todos nos sentimos orgulhosos por ver nossa dedicação sendo reconhecido pela população e pelo Ministério da Saúde”, declarou

 

A visita foi acompanhada pela coordenadora geral do Samu Maceió, Biatriz Santana e pela coordenadora de enfermagem da UPA Jaraguá, Caroline Gaia, que destacou que a visita apenas reforça o compromisso de todos os servidores da saúde em garantir um atendimento digno e pautado pelos princípios de humanização. “Acolher os pacientes de forma humana e técnica é essencial para o sucesso de qualquer tratamento de saúde e todos que fazem a UPA seguem com essa missão e todos nos sentimos orgulhosos por ver nossa dedicação sendo reconhecido pela população e pelo Ministério da Saúde”, declarou


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90