O Hospital do Coração Alagoano, situado no bairro Cidade Universitária, em Maceió, zerou a fila que existia há anos em procedimentos cardíacos de marcapasso, angioplastia e cateterismo. Para se ter a dimensão do feito, desde a inauguração, em setembro de 2022, o hospital atendeu 325 pessoas que necessitavam de marcapassos, incluindo os implante do equipamento e, também de CDI’s, além de troca de geradores e reposicionamento de eletrodos.
A unidade hospitalar também realizou 518 angioplastias em 352 pacientes, além de 1.140 cateterismos, todos procedimentos de alta complexidade cardiovascular.
Entre os pacientes beneficiados está a moradora de Cacimbinhas, a aposentada Joseneide França, de 48 anos. “Fiz o procedimento de marcapasso recentemente e estou me recuperando bem, tudo tranquilo. Quero agradecer primeiro a Deus e a toda equipe do Hospital do Coração, pois estão todos de parabéns. Fiz tudo pelo SUS e com um ótimo atendimento, desde a consulta até o procedimento. Só tenho gratidão”, declarou.
Como ela, o professor Felipe Paulino, de apenas 36 anos, é só gratidão. Ele infartou em casa, no município de União dos Palmares. "Eu percebi que algo estava errado, um desconforto diferente, com náuseas, tonturas, coração acelerando, suando muito. Eu lembro que durante a semana, vinha sentindo um formigamento nas mãos e, por já ter perdido parentes por infarto, pedi para minha esposa me levar até o HRM [Hospital Regional da Mata], onde foi comprovado o infarto. Também foram feitos os primeiros direcionamentos, através do Bate Coração, passei pela área Vermelha e UTI. Em seguida, fui encaminhado para cá, onde realizei cateterismo e angioplastia, com colocação de um stent", contou o professor.
Ele ressaltou o trabalho das equipes envolvidas em seu tratamento. "Em dois dias, fui acolhido por excelentes profissionais em duas unidades hospitalares, com a realização do meu procedimento cirúrgico. Eu estou bem, recuperado e pronto para viver", falou emocionado.
Inaugurado em 2022, o Hospital do Coração Alagoano mostra a preocupação do Governo de Alagoas com as doenças cardiovasculares, conforme ressaltou Otoni Veríssimo, gestor do hospital. “Essas doenças são a primeira causa de morte tanto a nível nacional quanto mundial. No serviço de Hemodinâmica do Hospital do Coração são realizados procedimentos de alta complexidade nas áreas de cardiologia intervencionista, e em pouco mais de um ano zeramos a fila para procedimentos como cateterismo, angioplastia e marcapasso. Hoje, no estado de Alagoas, não existem mais filas para estes procedimentos", comemorou o gestor.
Segundo ele, a nova realidade em Alagoas aponta para um trabalho realizado em equipe. "Trabalho desenvolvido por um time, que vai desde a gestão da Secretaria de Saúde, na pessoa do secretário Gustavo [Pontes de Miranda] até toda a equipe do Hospital do Coração, que trabalha com dedicação e compromisso, como solicita o governador Paulo Dantas. Com trabalho para o desenvolvimento de Alagoas e coração para cuidar das pessoas. E essa é a nossa missão”, ressaltou Otoni Veríssimo.
Em 2023, o Hospital do Coração Alagoano totalizou 20.117 atendimentos ambulatoriais, uma média de 1.676 por mês. A unidade hospitalar ainda realizou 514 cirurgias e 15.354 exames de imagem, com 1.750 internações. Este ano, até o mês de março, já foram feitos 6.568 atendimentos ambulatoriais, 140 cirurgias, 4.478 exames de imagem e 595 internações.
Sobre o Hospital do Coração Alagoano
Construído com recursos do Tesouro Estadual, o hospital recebeu investimentos da ordem de R$ 55 milhões e nasceu para ser referência em Alagoas na assistência cardiológica, sendo de extrema importância para a população. Além de leitos para internação, a unidade hospitalar, conta com um serviço ambulatorial especializado em cardiologia, hemodinâmica e cirurgia cardiovascular de alta complexidade para pacientes adultos e pediátricos.
O secretário de Estado da Saúde, médico Gustavo Pontes de Miranda, salientou que os expressivos números alcançados pelo Hospital do Coração Alagoano servem de orgulho para o povo de Alagoas. Conforme o gestor da Sesau, a unidade é a primeira do estado a assistir, exclusivamente pelo Sistema Único de Saúde (SUS), pacientes com doenças cardiovasculares.
“Desde setembro de 2022, quando foi inaugurado, o Hospital do Coração Alagoano se tornou referência no tratamento dos pacientes com doenças cardíacas. Através de serviços inovadores, contando com profissionais altamente capacitados e um parque tecnológico de última geração, estamos promovendo uma verdadeira revolução na assistência cardiológica prestada pela Rede de Saúde Pública Estadual”, ressaltou gestor da saúde estadual.