A Rede de Atenção às Violências (RAV), vinculada a Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), realizou a II Oficina Intersetorial para Qualificação da Rede de Garantia de Direitos e Proteção à Pessoa Idosa. A ação, realizada na Escola de Governo de Alagoas (EGAL), no bairro Centro, em Maceió, busca capacitar servidores públicos para o fortalecimento da Rede de Proteção às Populações Vulneráveis em Alagoas.
A oficina foi realizada em parceria com a Secretaria de Estado da Cidadania e da Pessoa com Deficiência (SECDEF). Participaram da ação vários profissionais de diversas secretarias e serviços que realizam atendimento, acolhimento, assistência especializada e monitoramento de demandas relacionadas às pessoas idosas em situação de violação de direitos.
Na capacitação, os servidores foram orientados por técnicos da RAV e especialistas no acolhimento e assistência às vítimas. A gerente operacional da RAV, enfermeira Thaylise Brito, destacou que a oficina tem a finalidade de estruturar a cooperação mútua entre as instituições que promovem a prevenção e o enfrentamento à violência contra a Pessoa Idosa no Estado.
“É imprescindível articular as ações direcionadas à pessoa idosa, parcela significativa da população, considerando que não podem existir lacunas entre os serviços que realizam o acolhimento, especialmente para que não haja revitimização ou negligência por parte dos profissionais de resgate ou atendimento à pessoa idosa em situação de violação de direitos”, destacou a gerente operacional da RAV.
Cabe lembrar que a RAV é responsável por estabelecer uma linha de cuidado para as camadas mais vulneráveis da sociedade. Além dos idosos, a rede assegura a assistência à mulher, criança e adolescente, pessoas com deficiência, povos e comunidades tradicionais, pessoas pretas e LGBTQIAP+. Entre os tipos de violências mais atendidos estão a doméstica e a comunitária extrafamiliar, que podem ser classificadas em física, psicológica, sexual, patrimonial e moral.