10/05/2024 às 09h06min - Atualizada em 10/05/2024 às 09h06min

Cerest Estadual promove ação educativa sobre assédio moral no MPT de Maceió

Atividade faz alusão ao mês em que é celebrado o Dia Nacional do Assédio Moral

assessoria
Fotos: Marco Antônio / Ascom Sesau
 Ruana Padilha - Ascom Sesau
 

O Centro de Referência Estadual de Saúde do Trabalhador de Alagoas (Cerest/AL) promoveu, nesta quarta-feira (8), uma ação educativa sobre assédio moral. O encontro, que ocorreu no Ministério Público do Trabalho (MPT/AL), em Maceió, tratou de questões que envolvem assédio moral e adoecimento mental no ambiente de trabalho. 

 

A iniciativa faz alusão às ações que vêm sendo desenvolvidas em maio, mês em que é comemorado o Dia Nacional do Assédio Moral. Para isso, a psicóloga do Cerest/AL, Analinne Maia, proferiu uma palestra para os servidores do MPT/AL, salientando que as ações educativas são uma forma importante de prevenção de adoecimento mental relacionado ao trabalho.

 

“Pensando em questões de violências que podem estar inseridas no ambiente de trabalho, trouxemos diversos temas para serem discutidos nesse momento de troca, entre o Cerest e os servidores do MPT/AL. E um assunto que está presente em queixas no Cerest Estadual é justamente o assédio moral, então, essa temática ainda é algo que tem que ser desmistificada, para diferenciarmos o que é um conflito de relacionamento ou assédio”, explicou.

 

 

Analinne Maia enfatiza, também, que o assédio moral deve ser discutido e os profissionais devem estar cientes dos seus direitos no ambiente de trabalho. 

 

 “O assédio moral apesar de conhecido pelos servidores, sempre tem algo a ser explorado, a ser desmistificado, e a nossa atuação enquanto saúde do trabalhador é conseguirmos trazer para eles essa temática, junto às questões da saúde mental do trabalhador, que precisamos estar sempre atentos”, disse.

 

Presente na ação educativa, a servidora do MPT/AL, Vânia Freitas, ressalta que o tema abordado é relevante, atual e que merece toda atenção no ambiente de trabalho.

 

 

“O tema abordado é sempre importante, porque convivemos diariamente com essas relações interpessoais, que precisam ser saudáveis, precisam nos ajudar nesse ambiente que nos traz dificuldades próprias da atividade e é muito importante que a gente sempre discuta sobre ele. E esse momento é importante para trocarmos experiência e compreender melhor sobre o assunto”, enfatizou.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »