A Secretaria de Estado da Saúde (Sesau) promoveu, nesta quarta-feira (14), uma capacitação de médicos, enfermeiros, técnicos de enfermagem e profissionais dos setores administrativos dos Hospitais Metropolitano e do Coração Alagoano, localizados no bairro Cidade Universitária, em Maceió. O foco foi passar orientações sobre as Linhas de Cuidados dos Programas AVC Dá Sinais e Bate Coração.
Por meio da capacitação, a Sesau qualifica e otimiza os fluxos de trabalho das equipes dos hospitais, com o propósito de que o atendimento seja ainda mais ágil e efetivo para os pacientes vítimas de um Acidente Vascular Cerebral (AVC) ou de problemas cardíacos, como o infarto. Outro ponto abordado durante o treinamento foi sobre a integração com a plataforma Join, que simplifica a comunicação e a colaboração entre médicos e profissionais de saúde.
Para o diretor do Hospital do Coração Alagoano, Otoni Veríssimo, essas iniciativas de qualificação reforçam o compromisso do Estado com um atendimento de primeira linha.
“São dois programas que colocam Alagoas como referência e o Join vem para conectar toda a rede. O sucesso que temos alcançado, com muitas vidas salvas, é fruto de um trabalho de muitas mãos e também do esforço do nosso secretário de Estado da Saúde, Gustavo Pontes de Miranda, além de todo apoio fornecido pelo governador Paulo Dantas”, frisou.
O cardiologista do programa Bate Coração, Carlos Humberto Bezerra, pontuou a importância de uma assistência ágil para o atendimento de vítimas de infarto.
“Por meio dessa capacitação, nós vamos conseguir otimizar todo o fluxograma. Em casos de infarto, nós lutamos contra o tempo. Estima-se que a cada minuto que o paciente deixa de ser tratado, ele perde 11 dias de vida. Por isso, toda a equipe precisa atuar de forma integrada para que possamos ofertar um atendimento eficaz e salvar vidas”, expôs.
O coordenador do programa AVC Dá Sinais, médico neurologista Matheus Pires, destacou que as capacitações dos profissionais da Rede Estadual de Saúde são constantes para assegurar o pleno funcionamento dos programas.
“Nosso objetivo é ganhar o máximo de tempo possível durante a assistência ao paciente e queremos assegurar que o fluxo de trabalho ideal para esses atendimentos vai ser seguido à risca. Por isso, esses momentos de orientação e conversa são fundamentais”, afirmou.
Plataforma Join
A ferramenta Join permite o compartilhamento de informações do paciente de forma segura e integrada com toda a equipe de profissionais que atua na assistência aos pacientes. Por meio dela, os médicos podem visualizar imagens de TC/MRI em alta resolução, com um visualizador DICOM, em qualquer lugar, reduzindo a necessidade de alternar entre os locais e ajudando a acelerar o atendimento sem diminuir a qualidade.
O Join se integra facilmente a sistemas internos de TI, como PACS e EMR, permitindo que os usuários visualizem e compartilhem informações de EHR, que são imagens de diagnóstico, dados de laboratório e prescrições. Este recurso é opcional e atualmente limitado a alguns EMRs específicos. A plataforma também é certificada como um dispositivo médico de software pela PMDA (Japão), FDA (Estados Unidos), CE (Área Econômica Europeia) e Anvisa (Brasil).