Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
30/05/2021 às 14h47min - Atualizada em 30/05/2021 às 14h47min

Universidades nordestinas e TVs públicas criam o Univerciência

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Vinte universidades nordestinas são parceiras na criação do Universiciência, um programa dedicado exclusivamente à divulgação científica, que estreou no último sábado (22), com transmissão ao vivo pelo Youtube da TVE Bahia. Em Alagoas, fazem parte do projeto a Universidade Estadual (Uneal), com produção de conteúdo, inclusive, e a Universidade Federal de Alagoas, apenas com a veiculação dos programas pelo canal oficial no Youtube, por enquanto.

O projeto não está fechado e as instituições públicas interessadas ainda podem participar. O programa Univerciência tem periodicidade semanal e é o primeiro do Brasil em TV aberta e Internet, produzido em parceria com universidades públicas e TVs públicas nordestinas, com foco na promoção, na popularização e na difusão da ciência.

Criado em 2020, em meio à pandemia da covid-19, pela TV Uesb, da Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia, o Univerciência foi transformado, a partir da parceria entre a TVE Bahia e universidades públicas espalhadas pelo Nordeste, em um conteúdo colaborativo com alcance e com repercussão nacional. Tudo isso acontece pela veiculação em TVs públicas, educativas, culturais e universitárias e nos canais das emissoras e das universidades na Internet.

A primeira temporada vai até agosto, com exibição de 15 programas de 26 minutos, que trazem resultados do conhecimento e saberes nas universidades na relação com o cotidiano da população nordestina. A produção, a articulação, a exibição e a distribuição do Univerciência será feita pela TVE Bahia e os conteúdos produzidos pelas próprias universidades nordestinas terão apresentação, produção e edição final da TV Uesb.

O programa poderá ser assistido em diferentes dias e horários nas diversas emissoras, que juntas alcançam cerca de 40 milhões de pessoas em 10 estados brasileiros, e será disponibilizado semanalmente nos canais na Internet por cada TV e universidades participantes.

O Univerciência terá a participação de instituições de todos os nove Estados do Nordeste, com produção de conteúdo. Dentre elas: a Universidade Estadual de Alagoas (Uneal), Universidade Estadual de Feira de Santana (UEFS), Universidade Estadual do Sudoeste da Bahia (Uesb), Universidade Estadual de Santa Cruz (UESC), Universidade Federal da Bahia (UFBA), Universidade Federal do Recôncavo da Bahia (UFRB), Universidade Federal do Sul da Bahia (UFSB), Universidade do Estado da Bahia (Uneb), Universidade Estadual do Ceará (UECE), Universidade Federal do Ceará (UFC), Universidade Estadual da Região Tocantina do Maranhão (Uemasul), Universidade Federal do Maranhão (UFMA), Universidade Estadual da Paraíba (UEPB), Universidade Federal de Pernambuco (UFPE), Universidade de Pernambuco (UPE), Universidade Estadual do Piauí (Uespi), Universidade do Estado do Rio Grande do Norte (UERN), Universidade Federal do Rio Grande do Norte (UFRN) e a Universidade Federal de Sergipe (UFS). A Ufal é parceira, mas ainda sem produção de conteúdo.

Se quiser conhecer o que essas universidades estão produzindo em termos de pesquisa científica, então, acessa o canal Ufal Oficial no Youtube. Toda segunda-feira tem programa novo.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90