Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
07/06/2021 às 20h48min - Atualizada em 07/06/2021 às 20h48min

Ufal abre editais para ocupação de mais de 3 mil vagas ociosas

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia
A Universidade Federal de Alagoas (Ufal) abriu cinco editais para disponibilizar um total de 3.319 vagas para estudantes da própria instituição e para a sociedade. Os processos seletivos são para Reopção de curso e mudança de turno; Reingresso; Reintegração; Transferência Externa; e Portadores de Diplomas ou sSgunda Licenciatura. Os editais visam a ocupação de vagas ociosas na Ufal para o semestre letivo 2021.1.
Segundo a Resolução nº 65/2019 do Consuni, as “vagas ociosas são aquelas não preenchidas no momento de ingresso de novos estudantes ou por evasão do estudante do curso de ingresso”.Todas as inscrições devem ser feitas, exclusivamente, pelo site da Copeve e seguem calendários diferentes. “A Prograd orienta que os interessados leiam com atenção os editais e atentem para as datas, a documentação exigida e as etapas a serem cumpridas”, ressaltou a coordenadora da Coordenadoria de Cursos de Graduação (CCG/Prograd), Eliane Barbosa.
As diversas oportunidades estão publicadas no site da Copeve e na seção de editais do site da Ufal.
“Para a publicação dos editais, o DRCA [Departamento de Registro e Controle Acadêmico] e a Prograd [Pró-reitoria de Graduação] contaram com a colaboração das coordenações de cursos, que fizeram o levantamento das vagas ociosas, com a equipe técnica da Coordenadoria de Cursos de Graduação [CCG] e com os técnicos dos campi fora de sede de Arapiraca, do Ceca e do Sertão, que colaboraram realizando o levantamento informado pelas coordenações para os anexos dos editais”, destacou a diretora do DRCA, Rosana Sarita.
Reingresso
Quem já tiver concluído um curso de bacharelado ou licenciatura na Ufal e deseja realizar a complementação da outra modalidade na graduação de igual nomenclatura, pode se inscrever no edital de Reingresso. É preciso comprovar a conclusão ou ter declaração de provável, desde que, no ato da matrícula já tenha colado grau.
São 135 vagas disponibilizadas em 19 opções de cursos do Campus A.C Simões para o semestre letivo 2021.1. As inscrições iniciam nesta segunda-feira (31) e seguem abertas até às 23h59 do dia 22 de junho. Após homologação, os candidatos têm o prazo da 0h do dia 24 até às 23h59 de 28 de junho para enviar os documentos.
Podem solicitar reingresso aqueles que colaram grau em até um ano, resguardando o aproveitamento integral das disciplinas comuns. Estudante da Ufal, em fase de conclusão de curso, pode se habilitar às vagas, apresentando a declaração de provável concluinte.
No dia 2 de setembro será divulgado o resultado final.
 
Reopção e mudança de turno
O edital de Reopção de Curso e Mudança de Turno do semestre letivo 2021.1 oferece 1.460 vagas e a seleção acontece em duas etapas. Os interessados podem se inscrever a partir das 18h do dia 1º de junho, até às 12h do dia 21, no site da Copeve.
No dia 23 será publicada a homologação das inscrições e a convocação dos candidatos para envio dos documentos. O prazo para essa etapa vai da 0h do dia 24 até às 12h de 28 de junho. Podem concorrer estudantes regularmente matriculados em componentes curriculares do curso ou que estejam com o curso trancado, sem bloqueio de matrícula.
É preciso ter concluído pelo menos o 1º período; ter feito até 60% da carga horária total; e não ter completado o prazo para a conclusão do curso de origem.
 
Transferência externa
Alunos de Instituições de Ensino Superior (IES) públicas ou privadas, reconhecidas pelo MEC, que estejam interessados em estudar na Ufal, a Prograd disponibilizou 656 vagas para transferência externa em vários cursos dos quatro campi.
Os candidatos devem estar vinculados a um curso igual ao pretendido na Ufal, inclusive na mesma formação (bacharelado ou licenciatura) e modalidade presencial. Entre outros critérios, é preciso ter realizado pelo menos uma edição do Enem nos últimos cinco anos e não ter zerado a Redação.
As inscrições serão realizadas exclusivamente pelo site da Copeve, das 14h do dia 2 de junho até às 12h do dia 28 do mesmo mês. O aluno deve escolher uma combinação de curso/modalidade/turno/campus de concorrência e somente poderá concorrer com uma inscrição.
A partir de 5 de julho será publicada a homologação e a convocação para envio dos documentos. Uma segunda etapa vai ser realizada para avaliação do aproveitamento das disciplinas dos candidatos. O resultado final sai em 12 de outubro.
 
Portador de diploma e segunda licenciatura
A Ufal disponibilizou cem vagas em cursos presenciais, das quais 70 são para pessoas que já têm diploma e 30 para quem desejam cursar uma segunda licenciatura. Os candidatos tem o período de 2 a 28 de junho para se inscrever pelo site da Copeve.
Para concorrer é preciso se portador de diploma de graduação ou curso superior tecnológico obtido em Instituição de Ensino Superior (IES) reconhecida pelo MEC. Também é pré-requisito ter ingressado no curso de origem por meio do Enem ou do Sistema de Seleção Unificada (Sisu).
A convocação para apresentar os documentos será feita no dia 5 de julho e o prazo de envio vai até o dia 8 do mesmo mês. O edital também prevê uma etapa de avaliação de aproveitamento das disciplinas e o resultado final será divulgado no dia 11 de outubro.
 
Reintegração
A seleção visa o preenchimento de 959 vagas nos cursos de graduação nos quatro campi da Ufal para o período letivo 2021.1. A oportunidade é, exclusivamente, para os estudantes que foram desligados da Ufal em razão de sanção administrativa, há no máximo dez anos.
Pode concorrer quem apresenta um percentual de carga horária concluída igual ou superior a 50% do total do curso e que esteja solicitando a reintegração pela primeira vez, ou que não foi contemplado em processos anteriores.
Os interessados podem entrar no site da Copeve a partir da 0h do dia 2 de junho até às 23h59 de 4 de julho para se inscrever. O período de envio dos documentos para análise acontecerá de 9 a 12 de julho.

Fonte: UFAL

Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90