Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
15/06/2021 às 18h40min - Atualizada em 15/06/2021 às 18h40min

Diteal abre exposição virtual Fauna, da artista Ana Cahú, nesta quinta-feira (17)

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Um universo repleto de seres de diferentes épocas, cores e formas habita a expressão visual de Ana Cahú e ganha o mundo em formato de telas e esculturas. Com quase 70 obras que objetivam despertar a importância da preservação ambiental, a Diretoria de Teatros do Estado de Alagoas (Diteal) abre a exposição Fauna, de Ana Cahú, nesta quinta-feira (17).

A mostra, instalada na galeria do Complexo Cultural Teatro Deodoro, também fica em cartaz no site diteal.al.gov.br enquanto as visitas estiverem suspensas por causa da pandemia da Covid-19. Virtualmente, é possível não só passear pela exposição com as imagens em 360º, como também ter acesso às informações sobre as obras, a artista e a mostra.

Fauna foi inspirada na difícil realidade mostrada na imprensa sobre o desmatamento. “A exposição Fauna veio a partir de uma reportagem que vi sobre as queimadas na Amazônia e no Pantanal em 2020. Fiquei preocupada e com o senso de responsabilidade de apelar pela preservação da Fauna e Flora Brasileira. Todos somos um e devemos compartilhar um ideal de saúde e manutenção de todos os que vivem em nosso Planeta Terra”, reflete a artista.

“A pandemia segue nos desafiando e o digital sempre surge como uma ferramenta interessante para propagar a arte. Fauna, de Ana Cahú, é uma exposição com uma temática atual e importante e com belas obras. Parabenizo e agradeço a artista, assim como toda a nossa equipe, e convido para que todos prestigiem a mostra”, disse Sheila Maluf, diretora-presidente da Diteal.

"É com imensa satisfação que a Diteal permanece em  atividade, mesmo em tempos tão adversos e imprevisíveis no convívio humano, mas estreamos com o tour virtual, na expectativa de que durante o período da exposição, possamos ao menos receber dentro das normas exigidas, grupos presenciais. É confortável afirmar que a exposição está encantadora”, afirmou o gerente artístico e cultural da Diteal, Alexandre Holanda.

Mais sobre a exposição 

A curadoria de Fauna é feita por Lúcio Santos, artista Visual, Mestre em História, arquiteto e urbanista e amigo de Cahú. “Podemos classificar suas obras pictóricas como a celebração, a preservação de nossa fauna e flora, nos diferentes habitats, que outrora dizimamos, chegando em alguns casos a extinção. Não apenas da celebração da vida, como vemos nas representações figurativa dos animais e na explosão de cores, mostrando nos que a vida é importante, desde que entendamos que não só os humanos têm almas eternas, ao contraponto que os animais são apenas corpos evanescentes (tristes pensamentos)", observa o curador.

Para Lúcio, a exposição é lida em dois momentos diferentes como a trajetória da artista Ana Cahú pelas formas e cores intitulada como percurso, e a Fauna na visão da artista. Em seu circuito, é possível transitar pela história das espécies, admirar a beleza e diversidade, refletindo sobre o ambiente, ou seja, a nossa casa. "As obras, em tempo, nos mostram esse percurso humano entre animais que convivem em perfeita união, ferozes com os mansos, de biomas diferentes subdivididos nos elementos do fogo, terra, água e ar”, acrescenta, ao lembrar que algumas obras da exposição são assinadas pelo casal Ana e Dalton Costa. 

“Natureza. Vejo na fauna fonte de inspiração que não tem fim, que desabrocha em cada olhar, e muitas vezes com pesar, apresenta-se devastada, com perigo de extinção e morta. Minha pintura quer alertar a necessidade da preservação e da manutenção da vida na Terra”, conclui Ana Cahú.

Esta é a quarta exposição online promovida pela Diteal por consequência da pandemia. Pela segunda vez, é possível agendar visitas guiadas para grupos de escolas e instituições sociais. Os representantes devem entrar em contato pelo telefone (82) 3315-5660/ 98884-6885, de segunda a sexta-feira, das 8h às 14h, ou pelo e-mail escolasditeal@gmail.com para marcar dia e hora. 

Fonte: Agência de Alagoas


Link
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90