Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
22/06/2021 às 21h19min - Atualizada em 22/06/2021 às 21h19min

Alagoas é destaque em semana de coletas de DNA em famílias de pessoas desaparecidas

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Alagoas mais uma vez deu exemplo de mobilização entre os órgãos de segurança e a imprensa na orientação de profissionais de segurança pública, de saúde e de toda a sociedade para adesão à Campanha Nacional de Coleta de DNA de Familiares de Pessoas Desaparecidas realizada, pela primeira vez em todo o país, entre os dias 14 e 18 de junho. O estado foi o quarto do Nordeste em números absolutos de engajamento à convocação.

De acordo com a Perícia Oficial, durante os cinco dias da campanha, os dois pontos de coleta atenderam 47 famílias e recolheram material genético de 52 familiares na busca ativa de pessoas desaparecidas. Rosana Coutinho, coordenadora do projeto em Alagoas e chefe do Laboratório Forense do Instituto de Criminalística, explicou que os perfis genéticos serão inseridos no Banco Nacional de Perfis Genéticos (BNPG) e, por meio dele, serão identificados possíveis vínculos genéticos entre os familiares e os corpos não identificados que deram entrada nos IMLs, bem como, pessoas desmemoriadas que serão cadastradas no banco.

“Cada um com sua história. Que nunca será esquecida! Queremos acalmar o coração dessas pessoas com a possibilidade de fechar esses ciclos e seguir adiante. Por isso, agradecemos a participação de todos os envolvidos na realização da semana, peritos criminais, peritos médicos e odontolegistas, técnicos forenses e escrivães da polícia civil, e a imprensa alagoana na divulgação do projeto”, afirmou Rosana Coutinho.

O perito-geral da Perícia Oficial de Alagoas (POAL), Manoel Melo, afirmou que não existe uma fórmula pronta para o sucesso, mas, quando ele ocorre, o envolvimento é ingrediente sempre presente. E destaca o envolvimento de todos os que fizeram essa ditosa semana acontecer.

Relatos 

“Ele saiu pra uma festa e nunca mais voltou. Preciso de uma resposta para os filhos dele,” falou emocionado seu José Aparecido, pai de Edvaldo Sabino Fidelis de Moura, desaparecido há 3 anos. Em busca pelo irmão Plinio Lima de Aquino Filho desde dezembro de 1987, ou seja, há 33 anos, dona Lusiê Lima também procurou o projeto. “Em todo canto que vou procuro por ele. Preciso fechar esse ciclo”, disse ela.

Esses foram alguns dos relatos de integrantes de famílias alagoanas que forneceram material genético para a campanha. “Foi uma semana intensa. Ouvimos e nos emocionamos com muitas histórias sem um desfecho. Esperamos que nosso trabalho ajude a mudar esta realidade para algumas destas famílias! E nós seguiremos em frente recebendo as famílias que tiverem parentes desaparecidos para contribuir da melhor forma possível, seja através da comparação de dados odontológicos, ou auxiliando a Genética Forense nas coletas de amostras biológicas", afirmou Ana Paula Nemésio, perita odontolegista do Instituto Médico Legal (IML) Estácio de Lima, em Maceió. 

Segundo a Secretaria Nacional de Segurança Pública, o Banco Nacional de Perfis Genéticos possui hoje 4.047 restos mortais não identificados e material genético de 3.145 parentes de pessoas desaparecidas. A semana nacional foi desenvolvida para criar uma consciência coletiva do projeto que é permanente. Em Alagoas, os dois pontos de coletas no IML de Maceió e no IML de Arapiraca continuam funcionando. Basta, a família procurar uma dessas unidades com o boletim de ocorrência de desaparecimento da vítima.

Fonte: Agência de Alagoas


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90