Alagoas recebeu, na tarde desta quinta-feira (24), 104.490 doses de vacinas contra a Covid-19, possibilitando ampliar a vacinação para pessoas a partir de 44 anos. Após serem contabilizadas e armazenadas na sede do Programa Nacional de Imunização em Alagoas (PNI/AL), em Maceió, as vacinas serão distribuídas aos 102 municípios alagoanos já a partir desta sexta-feira (25).
A remessa enviada pelo Ministério da Saúde (MS) contém 42 mil doses da vacina CoronaVac, 37.440 da Pfizer e 25.050 da Janssen. Após o recebimento dos imunobiológicos, as doses foram acondicionadas conforme as instruções de cada laboratório fabricante. As doses da Pfizer estão congeladas e armazenadas em freezers, em uma temperatura entre -25° e -15° Celsius. Já os imunizantes CoronaVac e Janssen estão na câmara fria do PNI/AL, em temperatura entre 2° e 8° Celsius.
Com esse procedimento finalizado, as doses são direcionadas para as Centrais de Armazenamento e Distribuição de Imunobiológicos, localizadas em Arapiraca e Maceió. A partir de então, os imunizantes ficam disponíveis para os 102 municípios alagoanos realizarem a retirada das vacinas.
O anúncio sobre o avanço da faixa etária para vacinação contra a Covid-19 foi feito pelo governador Renan Filho e pelo secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres. “Vamos avançar nas faixas etárias e iniciar a vacinação dos alagoanos de 44 a 47 anos. Hoje Alagoas recebeu mais de 104 mil doses das vacinas Coronavac, Pfizer e Janssen”, informou o titular da saúde estadual.
Para as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) retirarem as doses e os insumos, é preciso fazer um requerimento no Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES). Também é necessário realizar o agendamento prévio com a Central de Maceió, pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com. Para agendar com a Central de Arapiraca, basta enviar um e-mail para o endereço: creadiarapiraca@gmail.com .
Balanço – Alagoas já recebeu 1.867.870 doses das quatro vacinas enviadas pelo Ministério da Saúde. Com esse total, 1.258.399 pessoas já foram vacinadas, sendo 922.328 com a primeira dose (D1) e outras 336.071 com a segunda dose (D2).