Em continuidade à campanha de vacinação, Alagoas irá receber 135.870 doses de imunizantes contra a Covid-19 nesta terça-feira (20). Do total de doses a serem enviadas pelo Ministério da Saúde (MS), 18.720 são da Pfizer, 16.600 da AstraZeneca e 27.800 da CoronaVac. Haverá também mais uma remessa extra, com mais 72.750 doses da AstraZeneca.
O secretário de Estado da Saúde, Alexandre Ayres, comemorou a chegada das novas remessas e observou que o avanço na imunização tem reflexos diretos na queda da ocupação de leitos hospitalares. “Sem sombra de dúvidas, a vacina é eficaz e isso pode ser comprovado na redução da taxa de ocupação de leitos hospitalares exclusivos para a Covid-19. A taxa geral já corresponde a 31% e representa a menor dos últimos seis meses, evidenciando que a população deve se vacinar quando chegar a sua vez e, para aqueles que já tomaram a primeira dose, é importante lembrar que a proteção só estará completa com a segunda dose”, salientou.
Após a chegada, os imunizantes terão a temperatura aferida, serão contabilizados e armazenados na sede do Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas. Para fazer a retirada, as Secretarias Municipais de Saúde (SMSs) devem realizar solicitação pelo Sistema de Informações de Insumos Estratégicos (SIES) e marcar agendamento prévio nas Centrais de Distribuição. Na Central de Arapiraca, o agendamento deve ser feito pelo e-mail creadiarapiraca@gmail.com. Já para a retirada na Central de Maceió, o agendamento deve ocorrer pelo e-mail: redefrioalagoas@gmail.com.
Balanço – Até está segunda-feira (19), Alagoas recebeu do Ministério da Saúde, 2.103.910 doses das vacinas CoronaVac, AstraZeneca, Pfizer e Janssen. No total, o Programa Nacional de Imunização (PNI) em Alagoas, órgão vinculado à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), já distribuiu 1.765.784 doses de vacinas para os 102 municípios.
Desde o início da Campanha Estadual de Vacinação em Alagoas, em 19 de janeiro deste ano, foram vacinadas 1.638.468 pessoas. Deste total, 1.175.998 pessoas tomaram a primeira dose (D1) e 462.470 já foram imunizadas com a segunda dose (D2) e dose única (DU).