Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
12/08/2021 às 19h51min - Atualizada em 12/08/2021 às 19h51min

Saúde promove orientação educativa sobre prevenção à dengue, zika e chikungunya

Por Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia

Como parte das ações do mutirão “Maceió Unida Contra a Dengue” – campanha iniciada ontem (11) pela Prefeitura de Maceió -, a Secretaria Municipal de Saúde, por meio da Gerência de Promoção e Educação em Saúde, promoveu nesta quinta-feira (12), na sede do órgão, orientações educativas e informações aos servidores sobre a prevenção à dengue, zika e chikungunya.

 

Técnicas educadoras em Saúde visitaram todas as salas da sede, levando explicações e tirando dúvidas dos servidores. Elas orientaram sobre as formas corretas de combater os focos do mosquito Aedes aegypti e quais os sintomas apresentados pela dengue, zika e chikungunya.

Segundo a técnica educadora em Saúde Josilene Umbelino, orientações são necessárias para que os servidores também repassem as informações para outras pessoas.

“A dengue é uma doença séria. É necessário que todas as pessoas redobrem os cuidados, pois a dengue não deixou de existir. Estamos transmitindo essas informações para que os servidores sejam multiplicadores dessas orientações e alertem seus familiares, amigos e vizinhos sobre a importância de combater os focos do mosquito”, comenta.

Josilene Umbelino ainda ressalta sobre a gravidade dos perigos que a dengue, zika e chikungunya oferecem. “A dengue é uma doença que tem uma letalidade muito grande. A chikungunya é incapacitante, impedindo as pessoas de desempenharem suas atividades diárias; e a zika pode causar maiores problemas com as gestantes, pois os bebês podem nascer com a microcefalia. Todas elas trazem particularidades, mas todas precisam de um olhar atento da sociedade”, explica.

O mutirão

A Prefeitura de Maceió deu início ontem (11) ao mutirão Maceió Unida Contra a Dengue. A ação, que tem sequência nesta quinta-feira (12), mobilizou todos os agentes de endemias, com auxílio de servidores municipais de diversas categorias, voluntários e apoiadores para inspecionar 24 mil imóveis residenciais, comerciais e áreas públicas da cidade em busca de possíveis focos do Aedes aegypti na cidade.

De acordo com a gerente de Doenças Transmitidas por Vetores e Animais Peçonhentos da SMS, Carmem Samico, a iniciativa foi deflagrada para inspecionar mais imóveis, mas as atividades continuarão, com orientações aos moradores da cidade para que se tornem agentes no combate aos focos do mosquito e na prevenção da doença.

“O mutirão está sendo um sucesso. Mesmo com a chuva de ontem, o trabalho não parou. Os agentes de endemias realizaram as inspeções nas residências, comércios, ferros-velhos e borracharias. Hoje, a expectativa é que alcancemos mais imóveis para fazer as inspeções e as orientações educativas para o combate ao Aedes aegypti”, relata.

Disque Denúncia

A diretora de Vigilância em Saúde, Fernanda Rodrigues, informa que a comunidade pode fazer denúncias de locais de difícil acesso. “É fundamental que todos estejam atentos a seus imóveis e estabelecimentos comerciais, e que também possam fazer denúncias de locais onde não é possível o acesso, através do Disque Denúncia pelo telefone 3312-5585”, esclarece.

Voluntários no mutirão

A estudante do curso de Nutrição do Centro Universitário Tiradentes (Unit), Laura Sassana, é voluntária na ação Maceió Unida contra a Dengue e falou sobre a experiência que o mutirão está proporcionando. “Essa ação é muito importante, pois busca ajudar a própria comunidade, garantindo a saúde e segurança de todos”, afirma.

A operação mobiliza ações das Vigilâncias em Saúde, Ambiental e Sanitária, além das Secretarias de Comunicação, Educação, Abastecimento e Trabalho, Gestão, Desenvolvimento Territorial, Segurança Comunitária, Desenvolvimento Sustentável e o GGI dos Bairros, com apoio institucional do Exército, Cruz Vermelha, ABIH e Abrasel. As cooperativas de materiais recicláveis Cooprel Antares, Cooplum, Coopvila e Cooprel Benedito Bentes também participaram do mutirão.

Fonte: Ascom 


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90