Alagoas conheceu, nesta quinta-feira (04), o Projeto de Lei Orçamentária Anual para o ano de 2022. A peça foi apresentada pela Secretaria de Estado do Planejamento, Gestão e Patrimônio (Seplag), durante audiência pública na Assembleia Legislativa de Alagoas (ALE). O documento estima a receita do ano que vem em R$ 12,03 bilhões e servirá como base para fundamentar os gastos públicos de todo o Estado neste período.
Ao longo da apresentação, o secretário da Fazenda de Alagoas, George Santoro, sintetizou o atual cenário econômico do país e listou as previsões para o ano de 2022, baseadas em estudos realizados por especialistas.
“Como resultado da combinação entre recessão econômica e aumento da inflação, torna-se evidente a redução da aceleração das atividades econômicas no Brasil”, explicou.
Durante a apresentação do PLOA, o secretário Especial de Planejamento e Orçamento, Gabriel Albino, complementou os pontos anteriormente colocados por Santoro, e afirmou que a inflação vai impactar o custeio da máquina pública, mas que as principais prioridades do governo foram pensadas de forma singular, para que não fossem prejudicadas pelo panorama. O secretário também destacou que o projeto abarca recursos que viabilizam a convocação imediata dos servidores que serão nomeados por meio do Ciclo de Concursos, realizado pelo Governo de Alagoas.
A previsão está fundamentada por estudos realizados ao longo dos últimos meses, a partir de uma parceria entre a Seplag e a Secretaria da Fazenda (Sefaz). Nela, estão contidos os dados de receitas e despesas, além das decisões e modelos de custeio que regem a distribuição do orçamento do Estado.
O secretário da Seplag, Fabrício Marques dos Santos, reforçou a integração e o diálogo com todos os órgãos durante o período de desenvolvimento da peça e destacou outras especificidades que o PLOA do ano que vem deve contemplar. “O projeto já engloba o custeio de planos futuros do Governo, como é o caso do projeto de expansão hospitalar. Esperamos, com esse orçamento, dar fluidez e continuidade na aplicação das políticas públicas aqui no estado de Alagoas”, acrescentou.
A partir de agora, o PLOA se encontra em fase de apreciação e, em breve, deve ser aprovado pelos parlamentares.