Eu avisei que JHC está vacinado contra mal olhado. Um contingente significativo cruza os dedos para não tê-lo nas urnas em 2022. Para quem acha que é pré-maturo, ele diz que olhem para o Estado de São Paulo, onde João Dória deu o pulo do gato de prefeito para Governador.
Pelos números do Paraná Pesquisas, revelados agora há pouco pelo site Diário do Poder, o prefeito do capital também virou o pesadelo para o colega senador Rodrigo Cunha.
Outro detalhe importante é que o ex-prefeito da capital, Rui Palmeira, aparece bem nos dois cenários apresentados.
No cenário 1, JHC lidera com 31,2% dos votos, contra 15,3% de Rui Palmeira. Alfredo Gaspar de Mendonça, com o recall da eleição na capital pontua com 13,3%. Davi Davino Filho, terceiro colocado em Maceió, também curte a lembrança do pleito e aparece com 6,3%. O deputado federal Marx Beltrão 5,6%, Antônio Albuquerque 5,1% e Marcelo Victor 2,6%. Mesmo na lanterna, o presidente da Assembleia Legislativa é um capítulo à parte na corrida eleitoral ao Governo.
No cenário 2, com Rodrigo Cunha no lugar de JHC, o senador tucano lidera com 22,5% (são 9 pontos percentuais a menos que JHC). Neste cenário Alfredo Gaspar sobe para segundo, com 16,1%. Rui Palmeira aparece colado, com 15,4%, Davi Filho tem 7,5%, Marx Beltrão 6,4%, Antônio Albuquerque 4,4% e Marcelo Victor 2,5%.
No levantamento do Paraná não entraram o secretário estadual de Saúde, Alexandre Ayres e o prefeito do Pilar, Renato Filho, que pontuaram no levantamento divulgado na quarta-feira, pelo Vozes Pesquisas e Estratégia.
Pelos números do Paraná Pesquisas o governo de Renan Filho é aprovado por 65,7%, contra 29,8% que desaprovam.
O instituto ouviu 1.220 eleitores, entre 22 e 26 de abril, com entrevistas pessoais telefônicas, sem usar robôs ou internet.