Primeira mineradora de metais básicos de Alagoas e o maior investimento privado dos últimos dez anos no estado, foi inaugurada nesta quarta-feira (16) a unidade de beneficiamento de cobre da Mineração Vale Verde em Craíbas, no Agreste alagoano. A planta, instalada nos últimos três anos, recebeu cerca de R$ 1 bilhão em investimentos e vai gerar 600 empregos diretos e 1.800 indiretos na região.
Com incentivos do Programa de Desenvolvimento Integrado do Estado de Alagoas (Prodesin) para implantação no estado, a Vale Verde operará por, pelo menos, 14 anos e estima uma produção de 50 mil toneladas de concentrado de cobre por ano. Segundo o governador Renan Filho, a operação – robusta do ponto de vista econômico – será responsável por um percentual significativo do PIB (Produto Interno Bruto) alagoano.
“Esse projeto vai ser muito importante para a geração de riqueza nessa região de Alagoas, sobretudo se conseguirmos atingir o nível de excelência e produção que estamos imaginando”, declarou Renan Filho, destacando o papel do Estado na viabilização de infraestrutura local para garantir a atração de empresas e indústrias desse porte. Na região de Craíbas e Arapiraca, tiveram papel fundamental a melhoria das estradas e o incremento na segurança pública. “Alagoas vive hoje uma grande transformação do Estado, que se prepara melhor para receber investimentos, novos negócios e gerar empregos”, disse o governador.
O CEO da Mineração Vale Verde, Paulo Castellari, agradeceu a confiança do Governo de Alagoas ao relatar que, nos seus mais de 25 anos de carreira, esse foi o Estado com melhor relação de colaboração. “Em mais de dez países construindo mineração, eu tenho toda a segurança e a mão no coração ao dizer que essa jurisdição foi a mais justa, mais correta, a mais focada que eu tive o prazer de trabalhar. Agradeço mais uma vez ao governador Renan Filho e ao secretário de Educação, que na época era nosso secretário de Desenvolvimento, que sempre esteve com a gente, o Rafael Brito”, afirmou.
O reconhecimento por uma das empresas mais modernas e seguras do mundo – ligada ao fundo britânico Appian Capital -, alinhada com os melhores princípios e tendências sustentáveis e de responsabilidade social, foi comentado pelo governador: “Me sinto realizado ao ver que um empreendimento, com executivos que já rodaram o mundo, vem a Alagoas e diz que aqui encontrou o governo mais resolutivo, mais ágil e que atuou de maneira justa para garantir a atuação da iniciativa privada”.
Metal verde – Considerado essencial na economia verde, o cobre é o terceiro metal mais utilizado no mundo. Empregado principalmente no setor elétrico, vem ganhando ainda mais espaço no mercado com o avanço dos carros elétricos.
Presente ao evento de inauguração da mineradora, o secretário de Geologia, Mineração e Transformação Mineral do Ministério de Minas e Energia, Alexandre Vidigal, destacou a importância do setor. “Estima-se que nos próximos 40 anos serão necessários investimentos da ordem de R$ 2 trilhões de dólares ao ano para que o mundo consiga realizar minimamente, de modo satisfatório, a transição energética. Nós estamos falando em um PIB brasileiro por ano durante 40 anos, e isso só será possível com empreendimentos como este. Esse não é um empreendimento do presente, é um empreendimento do futuro”, concluiu.
Agência Alagoas