Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
24/06/2021 às 21h21min - Atualizada em 24/06/2021 às 21h21min

Políticas para mulheres: Prefeitura conclui primeira fase de capacitação da Guarda Municipal

Iniciativa é inédita em Maceió e dá continuidade à formação da Guarda Municipal

Por: Redação - Rodrigo Gomes
Rede alagoana de notícia
Ana Paula Mendes: “Guardas Municipais vão atuar na Patrulha Maria da Penha”. Foto: Itawi Albuquerque/Secom Maceió

Os 30 Guardas Municipais, sendo 16 homens e 14 mulheres, encerraram nesta quarta-feira (23), o curso de capacitação ao enfrentamento da violência contra a mulher, crianças e adolescentes. A formação é inédita, já que é a primeira vez que este tipo de qualificação é realizada em Maceió, e é fruto das ações do Salve Mulher. O Programa é desenvolvido pelo Gabinete de Políticas Públicas para as Mulheres.

A entrega dos certificados será realizada pelo prefeito JHC com data a ser definida. A coordenadora do Gabinete, Ana Paula Mendes, conta que o próximo passo do curso de capacitação é criar a primeira Patrulha Maria da Penha do município de Maceió.

“Começamos a primeira capacitação com orientações sobre os direitos das mulheres, igualdade de gênero, Lei Maria da Penha, Lei do Feminicídio, enfim, toda a questão jurídica e informativa que os servidores e servidoras da Guarda Municipal precisam ter conhecimento para melhor atender essas vítimas. Ainda esse ano, eles terão toda a parte prática para atuarem como guardas da Patrulha Maria da Penha”, informa Ana Paula.

No último dia do curso, as servidoras e servidores da Guarda Municipal contaram com a presença do delegado federal Polybio Brandão. Ele abordou os aspectos legais e operacionais de combate à violência doméstica contra as mulheres. O delegado federal reconheceu que é preciso multiplicar a rede de proteção às vítimas e, para isso, o trabalho da Guarda Municipal é fundamental.

“A Guarda Municipal desempenha hoje o papel não apenas de segurança patrimonial, mas de segurança pública. Vamos multiplicar essa rede de proteção à mulher vítima de violência, que precisa não apenas da polícia, do judiciário, mas de toda comunidade”, explica Polybio Brandão.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90