Sim, pode ser jornalista ou outra qualquer profissão. Ser jornalista não impede alguém de trabalhar com a verdade nem afeta sua capacidade de relatar notícias de forma imparcial e profissional.
O jornalismo é uma profissão baseada em habilidades como pesquisa, apuração de fatos, redação e comunicação. O compromisso fundamental de um jornalista é relatar informações precisas e objetivas, fornecendo uma cobertura equilibrada e imparcial dos eventos. Esses princípios são universais e podem ser seguidos por pessoas de diferentes crenças religiosas ou sistemas de valores.
É óbvio que, como em qualquer profissão, é importante que os jornalistas sejam éticos e respeitem os princípios fundamentais do jornalismo, como a busca da verdade, a imparcialidade, a verificação dos fatos e a transparência. Esses valores devem orientar o trabalho de um jornalista, independentemente de sua religião ou ideais.
Cabe ao jornalista separar suas crenças pessoais de seu trabalho profissional, garantindo que a cobertura jornalística seja precisa, equilibrada e justa. Isso significa que um jornalista pode reportar notícias de forma imparcial, sem deixar que suas convicções pessoais interfiram na objetividade e na integridade do trabalho jornalístico.
Por: Antônio Fernando da Silva (Fernando CPI) - Registro jornalista: 0002099/AL - MTE Brasil