Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
04/02/2022 às 21h47min - Atualizada em 04/02/2022 às 21h47min

Desmatamento na Amazônia cresceu 56,6% no governo Bolsonaro, diz Ipam

Por: Redação
Rede alagoana de notícia
MAURO PIMENTEL / AFP

O desmatamento na Amazônia foi 56,6% maior entre agosto de 2018 e julho de 2021 do que no mesmo período entre 2015 e 2018, segundo um novo estudo feito pelo Instituto de Pesquisa Ambiental da Amazônia (Ipam). Publicada na quarta-feira (2/2), a nota técnica mostra que houve aumentos consecutivos no desmatamento desde a eleição do presidente Jair Bolsonaro (PL). O levantamento usa dados do Prodes, programa do Instituto Nacional de Pesquisas Especiais (Inpe).

Nesse período, o país chegou a registrar mais de 10 milkm² de florestas derrubas por ano, número que não ocorria desde 2008.

Segundo as autoras do estudo, o problema é alimentado por um enfraquecimento de órgãos de fiscalização, pela redução significativa de ações imediatas de combate e controle e por retrocessos legislativos.

No levantamento, é apontado que só em Terras Indígenas, (TIs) o aumento de desmatamento teve alta de 153% e em unidades de conservação foi de 63,7%. A maior parte do desmatamento (51%) ocorreu em terras públicas.

A área mais afetada foi a divisa Amacro, entre Amazonas, Acre e Rondônia, o que os pesquisadores caracterizam como a nova fronteira do desmatamento no bioma.

O estudo recomenda que para resolver o problema é preciso combater à grilagem e às invasões de terras, além da  necessidade de segurança territorial em áreas protegidas. Também é recomendado a valorização da bioeconomia e a efetivação de linhas de financiamento, de fomento e de assistência técnica à agricultura familiar, povos e comunidades tradicionais.

O Ministério do Meio Ambiente foi procurado, mas ainda não se manifestou. 

Por: Correio Braziliense


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90