24/07/2022 às 17h08min - Atualizada em 24/07/2022 às 17h08min

Prefeitura de Maceió facilita serviços e chega a quase 50 mil atendimentos com o Corujão da Saúde

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

Em funcionamento desde o mês de dezembro de 2021, o Corujão da Saúde, que estende o funcionamento de 19 Unidades de Saúde até as 21h, tem se mostrado uma iniciativa de sucesso da Prefeitura de Maceió. Até a metade do mês de julho, o Corujão já registrou 49.619 atendimentos dentre os serviços oferecidos para a população nesses locais.

Segundo Beatriz Souza, responsável técnica pelo Corujão da Saúde, a procura pelo serviço tem crescido significativamente. “A extensão do horário de atendimento em 19 unidades tem oportunizado o acesso e garantido atendimento rápido nas mais diversas situações. Além disso, através de uma equipe multiprofissional o usuário tem suas necessidades solucionadas na unidade de saúde mais próxima de sua residência ou é encaminhado para outros níveis de complexidade. Dessa forma, além de garantir o acesso, possibilita a continuidade do cuidado ao cidadão maceioense”, destaca.

Entre os serviços oferecidos pela população nessas unidades estão os atendimentos clínicos, odontológicos, testes rápidos para detectar HIV, Sífilis, Hepatites B e C e gravidez, puericultura, ginecologia, dispensação de medicamentos, aferição de pressão arterial, glicemia e vacinação. Além disso, os usuários podem contar com os programas estratégicos da Atenção Básica, como saúde do homem, saúde do idoso e acompanhamento de doentes crônicos (hipertensão e diabetes), hanseníase e tuberculose.

A secretária de Saúde de Maceió, Célia Fernandes destaca que o Corujão da Saúde ajuda na melhoria de indicadores de saúde da capital.

“A iniciativa representa um ganho significativo para toda a população. Muitos usuários passam o dia no trabalho e não tem a oportunidade de ir até uma unidade cuidar da sua saúde. Então, a gestão pensou nesse formato justamente para atender a essas pessoas, facilitando o acesso delas aos nossos serviços”.

Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Gabriel Moreira - Secom Maceió

Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Gabriel Moreira - Secom Maceió

Célia Fernandes, secretária de saúde de Maceió. Foto: Gabriel Moreira - Secom Maceió

Como acessar os serviços?

O acesso aos serviços ofertados se dá por meio da apresentação de documentação pessoal com foto, comprovante de residência e cartão SUS. Havendo vagas disponíveis no dia em uma das unidades, o usuário é prontamente atendido. Nos casos em que as vagas já estão preenchidas, os profissionais fazem um pré-agendamento para o dia seguinte. É importante lembrar que não há necessidade de se dirigir até as unidades no período diurno para conseguir acesso aos atendimentos. Cada unidade disponibiliza 16 vagas para atendimentos médicos e de enfermagem por dia no horário das 17h às 21h.

Unidades também oferecem atendimentos odontológicos. Foto: Victor Vercant/SMS

Unidades também oferecem atendimentos odontológicos. Foto: Victor Vercant/SMS

Unidades também oferecem atendimentos odontológicos. Foto: Victor Vercant/SMS

Unidades com Corujão da Saúde

1. UBS Maria da Conceição Fonseca Paranhos (Jacarecica)

2. UBS Tereza Barbosa (Eustáquio Gomes)

3. UBS Hamilton Falcão (Benedito Bentes)

4. UBS José Tenório (Serraria)

5. UBS Durval Cortez (Prado)

6. UBS Pitanguinha

7. UBS Osvaldo Brandão Vilela (Ponta da Terra)

8. UBS Antônio de Pádua (Petrópolis)

9. UBS José Guedes de Farias (Santa Amélia)

10. UBS Djalma Loureiro (Clima Bom)

11. UBS Aliomar Almeida Lins (Benedito Bentes)

12. USF Jorge David Nasser (Ipioca)

13. USF Vanderli Maria de Andrade (Riacho Doce)

14. UBS Jardim São Francisco (Levada)

15. UBS Felício Napoleão (Jacintinho)

16. US Jorge Duarte Quintella Cavalcanti (Graciliano Ramos)

17. URS Walter de Moura Lima (Santa Amélia)

18. UDA Divaldo Suruagy (Barro Duro)

19. USF João Sampaio (Tabuleiro do Martins)


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »