A Unidade de Pronto Atendimento (UPA) do Tabuleiro do Martins, em Maceió, vinculada à Secretaria de Estado da Saúde (Sesau), conta o Projeto Day by Day. A iniciativa desenvolvida pela direção da unidade, busca intensificar a participação da equipe multidisciplinar do serviço de saúde na gestão da unidade, assegurando assistência ágil, eficiente e, principalmente, humanizada.
O projeto funciona com reuniões diárias, onde cada dia é dedicado a um setor diferente. Nos encontros, realizado em um espaço dedicado ao Day by Day, é feita uma lista de objetivos a serem cumpridos e expostos os desafios e avaliações dos pacientes sobre o atendimento prestado pela equipe multidisciplinar.
De acordo com a diretora da UPA Tabuleiro do Martins, Emanuela Souza, o norteador do Projeto Day by Day é a qualidade da assistência prestada aos usuários da unidade. O equipamento de saúde, que é referência em assistência na área de urgência, atende por classificação de risco, realizada no momento em que o paciente chega à porta de entrada.
“Questões como tempo de espera pelo atendimento, qualidade da alimentação do paciente e informações sobre segurança, por exemplo, são tratadas diariamente. O objetivo das avaliações diárias é sempre a otimização do serviço e o envolvimento da equipe multidisciplinar para que atue com foco no conforto do paciente”, explicou Emanuela Souza.
A diretora da UPA Tabuleiro do Martins relatou que, após a reunião, cada setor fica responsável pelas avaliações recebidas e, em caso de inconformidades, eles têm um prazo de 48 horas para apresentarem a resolução da questão ou avaliação técnica do fato apresentado.
“Com isso as pessoas acabam atuando mais diretamente com a administração da unidade, ampliando a agilidade e a capacidade coletiva na resolução de problemas e superação de obstáculos. Quando agirmos de forma participativa, verificamos que agregamos toda a equipe e, desse modo, todos se sentem motivados e corresponsáveis pela gestão”, destacou Emanuela Souza.
Para a coordenadora de recepção, Juliane Oliveira, o programa serve ainda como um incentivador para que cada trabalhador realize sua função com cuidado e excelência. “Os funcionários são parte integrante da gestão e se sentem responsáveis pelo atendimento prestado aos usuários, o que amplia o cuidado e a humanização no atendimento a todos”, avaliou a coordenadora.
Programa Café com Amor
Outra iniciativa de humanização que tem chamado a atenção na unidade é o programa Café com Amor, onde é oferecido diariamente café ou água, para pacientes e funcionários, em um carrinho que fica circulando pela unidade. “É um gesto simples que melhora o humor e bem estar de todos e já faz parte da rotina de nossa unidade, com uma recepção muito boa por parte de todos”, ressaltou Emanuela Souza.
A Unidade
A UPA Tabuleiro do Martins foi inaugurada no dia 14 de dezembro de 2019, e presta assistência de urgência 24 horas, sendo referência em atendimento pré-hospitalar. Além dos moradores do Tabuleiro do Martins, onde está localizada, ela atende pacientes que residem nos bairros Clima Bom, Santa Lúcia, Santos Dumont, Fernão Velho, Village Campestre, Santa Amélia, Forene, além dos municípios Rio Largo, Santa Luzia do Norte, Pilar e Satuba.
Ao chegar à unidade, o paciente é acolhido e, em seguida, passa pela classificação de risco, que definirá o grau de prioridade no atendimento. Os usuários classificados com a cor vermelha têm prioridade por serem os casos mais graves. Os amarelos vêm em segundo lugar, inspirando cuidados; os verdes e azuis são menos graves.
A UPA Tabuleiro do Martins é do tipo III e conta com 19 leitos, sendo 15 de observação e quatro de urgência. A unidade assegura assistência nas áreas de pediatria, clínica-geral, ortopedia e odontologia. A unidade oferta também classificação de risco, sala de nebulização, seis consultórios médicos, sala de gesso, laboratório, além de exames de raios-x e eletrocardiograma.