A prevenção aos acidentes de trânsito recebe atenção especial neste fim de ano, uma vez que as saídas de festas de confraternização tiram o sono das autoridades que lidam diretamente com a segurança viária. Diante deste cenário, foi criada em Arapiraca a Rede Integrada de Apoio à Vida, que tem como integrante o Hospital de Emergência do Agreste (HEA), unidade que recebe feridos em acidentes de trânsito ocorridos no Agreste, Sertão e Baixo São Francisco.
O objetivo da rede, coordenada pelo Ministério Público de Alagoas (MP/AL), por meio do promotor de Justiça Rogério Paranhos, é reduzir o número de acidentes de trânsito na região onde está situada a segunda maior cidade de Alagoas. Para isso, serão realizadas ações integradas envolvendo diversos órgãos como a Superintendência Municipal de Transportes e Trânsito (SMTT) de Arapiraca, o Departamento Estadual de Trânsito de Alagoas (Detran), Batalhão de Polícia Rodoviário (BPRv), Operação Lei Seca e o Departamento de Estradas de Rodagem de Alagoas (DER/AL).
Para isso, foram planejadas atividades educativas e de fiscalização na região de Arapiraca. Estas ações vão se multiplicar visando prevenir acidentes durante o período festivo de fim de ano, e vão se expandir ao longo de 2024, conforme destaca o promotor de Justiça Rogério Paranhos. Ele enfatiza a necessidade de promover a paz no trânsito, destacando a importância da cooperação entre as instituições envolvidas.
“A proposta de Rede Integrada de Apoio à Vida, onde várias instituições participam, a exemplo do Hospital de Emergência do Agreste, é desencorajar práticas perigosas, como dirigir sob o efeito de álcool. Através desta ação integrada, atuaremos com medidas punitivas efetivas, incluindo a suspensão da habilitação e apreensão do veículo”, afirma o promotor de Justiça Rogério Paranhos.
O papel do HEA
O HEA participa da Rede Integrada de Apoio à Vida por ser a unidade para atender as pessoas feridas em acidentes de trânsito em Arapiraca e região. Diante do grande número de atendimentos registrados diariamente, principalmente envolvendo motociclistas, são promovidas ações internas de conscientização sobre trânsito seguro. Como parte integrante da rede, poderá contribuir ativamente para a promoção de um trânsito mais seguro em Arapiraca, com o objetivo de preservar vidas.
“A criação desta rede integrada facilitará muito o nosso trabalho, com a diminuição da violência no trânsito. É uma iniciativa muito boa do Ministério Público. Nós vemos o aumento no volume de acidentes, muitos deles acidentes graves, impactando no nosso atendimento, impactando na assistência. A rede vai envolver vários agentes para atuar em várias frentes, com a intenção de minimizar esta realidade. Trabalhamos incansavelmente para salvar vidas, mas é preciso que haja uma ação efetiva e a sociedade precisa estar consciente dos riscos que cada um corre, principalmente quando escolhe misturar álcool e condução de veículos”, afirmou o diretor-médico do HEA, Vanderly Oliveira.