Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
14/12/2023 às 21h52min - Atualizada em 14/12/2023 às 21h52min

Uncisal reestrutura e moderniza projetos pedagógicos de cursos de graduação

Medida deve resultar em benefícios de curto, médio e longo prazo para a instituição

Por: Assessoria
 Eduardo Almeida / Ascom Uncisal
 

A Universidade Estadual de Ciências da Saúde de Alagoas (Uncisal) deu um importante passo para a modernização de seus cursos de graduação. A instituição concluiu o processo de reestruturação dos projetos pedagógicos dos seus cursos, ofertados nas modalidades bacharelado, superior tecnológico e licenciatura. A medida deve proporcionar ganhos a curto, médio e longo prazo.

 

De imediato, os estudantes da Uncisal passam a contar com uma grade curricular que procura contemplar novas demandas do mercado de trabalho. No médio e longo prazo, as mudanças implementadas pela Pró-Reitoria de Ensino e Gradução (PROEG) devem implicar na melhoria da avaliação dos próprios cursos e também na elevação da nota/conceito da universidade em sentido amplo.

 

De acordo com George Márcio da Costa e Souza, pró-reitor de Ensino e Graduação da Uncisal, a reestruturação dos projetos pedagógicos passou por um longo processo até resultar na efetiva alteração dos conteúdos ensinados em sala de aula. A reestruturação teve início no Núcleo Docente Estruturante do curso, passando pelo colegiado e chegando à Câmara Acadêmica, sob a supervisão da PROEG.

 

“Todo o processo de reestruturação levou em consideração as Diretrizes Nacionais Curriculares, que são estabelecidas pelo Ministério da Educação. Durante esse processo, as diversas instâncias que formam a Uncisal tiveram a oportunidade de discutir as novas competências exigidas dos profissionais de saúde. Sem dúvidas, daremos um salto de qualidade”, explicou George Márcio da Costa e Souza.

 

O reflexo das mudanças deverá ser sentido na avaliação dos cursos ofertados na modalidade à distância, que passaram recentemente pelo processo de recredenciamento. “Nossa expectativa é que tenhamos, senão nota 5, nota 4 no recredenciamento da Educação a Distância da Uncisal, considerando o processo de reestruturação”, pondera o pró-reitor.

 

Além da reestruturação dos projetos pedagógicos dos cursos, a Uncisal tem promovido melhorias em diversas áreas, como ampliação da estrutura física, aquisição de novos livros didáticos para a Biblioteca Central, criação de espaços de convivência para os estudantes, professores e técnicos, além da modernização das áreas destinadas a centros e coordenações de cursos.

 

 

“A Pró-Reitoria de Ensino e Graduação fez um grande levantamento dos pontos fortes e pontos fracos da universidade e tem trabalhado, ao longo dos anos, no sentido de ofertar melhorias que possibilitem o crescimento da instituição do ponto de vista acadêmico. Os resultados são promissores e todos saem ganhando com as medidas implantadas”, conclui George Márcio da Costa e Souza.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90