Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
08/01/2024 às 08h43min - Atualizada em 08/01/2024 às 08h43min

Edital de programa de intercâmbio traz requisitos para estudantes da rede estadual

Processo seletivo terá duas etapas, e as 50 vagas serão distribuídas entre as 13 Gerências Especiais de Educação

Thiago Ataíde / Ascom Seduc
Manuella Nobre / Ascom Seduc
 

O que parecia um sonho, agora, é realidade. É que o Governo de Alagoas, por meio da Secretaria de Estado da Educação (Seduc), acaba de lançar o edital do programa “Daqui Pro Mundo”, que proporcionará a estudantes do ensino médio da rede estadual uma experiência inédita, garantindo a oportunidade de intercâmbio na Inglaterra, com duração de quatro semanas.

 

Idealizado pelo governador Paulo Dantas e instituído por meio da Lei nº 8.783, de 22 dezembro de 2022, o programa visa fomentar o protagonismo juvenil, contribuir para a preparação na vida em sociedade e mercado de trabalho, bem como para a ampliação do conhecimento acadêmico e do repertório cultural, além de estimular os estudantes a serem bilíngues.

 

Serão ofertadas 50 vagas de intercâmbio, que serão distribuídas por Gerência Especial de Educação (GEE), de acordo com o quantitativo de estudantes, conforme edital disponível no site www.educacao.al.gov.br. Apenas em caso de ausência de candidato, as vagas serão remanejadas para a GEE que possua menor número de estudantes de ensino médio.

 

 

De acordo com o edital, os requisitos necessários ao candidato são: possuir no mínimo 16 anos de idade na data da viagem; ter obtido, ao longo do ano letivo anterior ao do início do programa, frequência mínima de 80% nas aulas regulares; não ter sido reprovado nos últimos três anos cursados na Rede Pública; ter alcançado a média mínima de 80 pontos no desempenho acadêmico escolar nas disciplinas de Língua Portuguesa, Matemática e Língua Inglesa no ano anterior à viagem; possuir anuência do seu representante legal; e ter sido aprovado em processo seletivo, de caráter eliminatório e classificatório, dentro do número de vagas disponibilizadas.

 

A seleção terá caráter eliminatório e/ou classificatório e será realizado em duas etapas. A primeira consiste na verificação dos critérios determinados no item 2 do edital, considerando os documentos anexados no formulário de inscrição, com caráter eliminatório. Já a segunda consiste em uma prova de proficiência na língua inglesa, de caráter classificatório e eliminatório, cujo conteúdo programático e número de questões também estão descritos no edital.

 

Os estudantes beneficiados no intercâmbio não sofrerão prejuízos na formação regular. As unidades de ensino, por sua vez, deverão garantir a reposição das aprendizagens e instrumentos avaliativos necessários aos estudantes selecionados, para suprir o período em que eles estarão ausentes do país.

 

 

O processo de seleção ficará a cargo de uma comissão instituída pela Seduc. Já a escola de idiomas Pearson ficará responsável por toda a logística do intercâmbio, bem como pela formação em língua inglesa, ministrando um curso intensivo de 350h/ano, e com direito à certificação internacional.

 

 

Secretária executiva de Gestão da Rede Estadual de Ensino, Sandra Vitorino destaca o alcance da iniciativa. “O programa Daqui pro Mundo vai proporcionar aos nossos estudantes a oportunidade não apenas de dominar a língua inglesa, que é uma língua universal, mas também de vivenciar uma experiência única, adquirindo ainda mais conhecimento para o mercado de trabalho e para a vida”, atesta a secretária.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90