Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
16/04/2024 às 20h57min - Atualizada em 16/04/2024 às 20h57min

Secretaria de Indústria e Comércio comemora decretos do Governo Federal que fortalecem micro e pequenas empresas

Iniciativas instituem a Política Nacional de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte e a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino

assessoria
 Livia Leão / Ascom Sedics
 

Buscando fortalecer as micro e pequenas empresas, o Governo Federal publicou, no último dia 11, o Decreto nº 11.993, sancionado pelo presidente Luiz Inácio Lula da Silva (PT), que institui a Política Nacional de Desenvolvimento das Microempresas e das Empresas de Pequeno Porte, e o Decreto nº 11.994, que institui a Estratégia Nacional de Empreendedorismo Feminino. Os decretos foram publicados no Diário Oficial da União.

 

O Decreto nº 11.993 visa fortalecer os pequenos negócios, que representam 30% do PIB e 72% dos empregos. A iniciativa inclui fomento à inovação, acesso a mercados e financiamento sustentável, integrando as empresas nas cadeias produtivas nacionais e globais.

 

Já o Decreto nº 11.994 apoia os negócios liderados por mulheres, que contam com mais de 10,3 milhões formalizadas. Entre os principais pontos estão acesso ao mercado, tecnologia, crédito e educação empreendedora, além de incentivar a inovação e a sustentabilidade ambiental.

 

Para a superintendente de Desenvolvimento e Sustentabilidade da Secretaria de Estado do Desenvolvimento, Indústria, Comércio e Serviços, Roberta Bastos, as publicações representam avanços significativos para o segmento das MPEs do Brasil. “Os decretos institucionalizam diretrizes estratégicas da política nacional, fortalecem o Fórum Permanente da Microempresa e Empresa de Pequeno Porte e atualizam a estrutura de trabalho a nível nacional”, afirmou. 

 

 

A secretária Alice Beltrão destaca que Alagoas segue atenta às necessidades das MPEs. “Em âmbito local, as publicações demonstram o alinhamento da Sedics com as prioridades do segmento, seja por meio de um espelhamento dessa política em nosso fórum estadual, seja pela priorização do empreendedorismo feminino pelo governo estadual”, disse.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90