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16/06/2022 às 20h10min - Atualizada em 16/06/2022 às 20h10min

Prefeitura de Maceió recupera vias danificadas pelas chuvas

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

A Secretaria Municipal de Infraestrutura (Seminfra) tem intensificado as ações de recuperação de vias danificadas pela chuva. Na última semana, com o tempo seco, aproximadamente 2.000 toneladas de asfalto foram utilizadas e cerca de 80 ruas e avenidas receberam o serviço.

Os bairros do Tabuleiro do Martins, Benedito Bentes e Vergel do Lago foram alguns dos que tiveram as vias mais afetadas pela força da água. Diariamente, em média, 150 toneladas de asfalto são usadas na operação tapa-buraco.

“As ações de tapa-buraco são bastante importantes para nossa cidade, já que garante mais segurança aos condutores e pedestres. Com a trégua das chuvas intensas, seguiremos intensificando os trabalhos para recuperar as vias que foram castigadas com as chuvas”, disse o secretário municipal de Infraestrutura, Fabrício Galvão.

Antes: buraco na avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Antes: buraco na avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Antes: buraco na avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra
Depois: buraco fechado na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Depois: buraco fechado na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Depois: buraco fechado na Avenida Fernandes Lima, no Farol. Foto: Wilma Andrade/Ascom Seminfra

Mesmo durante o período chuvoso, a Prefeitura de Maceió manteve o compromisso de garantir a trafegabilidade e segurança aos motoristas da capital. Uma nova tecnologia de asfalto foi adquirida para ser aplicada com o solo molhado: o asfalto ensacado a frio. Cerca de 20 toneladas deste novo material foram utilizadas, a princípio, nas vias mais movimentadas de Maceió.

O asfalto usinado a quente para aplicação a frio, pode ser aplicado na chuva até mesmo em buracos com água. O asfalto convencional deve ser aplicado e compactado a quente e, portanto, quando entra em contato com a água ele esfria e perde a capacidade de resistência e aderência. Já o asfalto frio é concebido para ser aplicado em temperatura ambiente, então, não sofre este resfriamento e mantém dessa maneira sua aderência e capacidade de suporte.


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