Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90
01/08/2022 às 20h21min - Atualizada em 01/08/2022 às 20h21min

Gabinete da Causa Animal assegura mais seis adoções responsáveis

Rodrigo Gomes
Rede Alagoana

Neste domingo (31), ocorreu na Rua Aberta, da orla de Ponta Verde, mais uma edição da Feira de Adoção da Prefeitura de Maceió. A iniciativa é coordenada pelo Gabinete de Gestão Integrada de Políticas Públicas para Causa Animal (GGI-CA), em parceria com a Unidade de Vigilância de Zoonoses (UVZ). Na ocasião, seis animais foram adotados, sendo dois gatos e quatro cães. No local, também foram aplicadas doses de vacina antirrábica nos cães e gatos levados à feira pelos tutores. 

No domingo, além de animais abrigados temporariamente na UVZ, houve também a participação de animais resgatados pelo grupo de proteção Defesa Animal em Ação. A coordenadora do GGI-CA, Fernanda Rodrigues, falou sobre a importância de realizar o trabalho integrado com as ONGs e protetores independentes. 

“O Gabinete teve ciência do resgate de uma ninhada e articulou a participação desses pets na feira, dando a possibilidade para que eles pudessem também ser assegurados com a adoção responsável”, contou a coordenadora. 

A advogada de Direito Animal e Ambiental, Rosana Jambo, relatou sobre o resgate e a participação dos animais na Feira da Prefeitura de Maceió.

Acolhimento responsável vem sendo incentivado nas Feiras de Adoção. Foto: Ascom GGI-CA

Acolhimento responsável vem sendo incentivado nas Feiras de Adoção. Foto: Ascom GGI-CA

Acolhimento responsável vem sendo incentivado nas Feiras de Adoção. Foto: Ascom GGI-CA

"Após o resgate das ruas realizado pelo Defesa Animal em Ação, grupo de proteção animal do qual sou advogada, cinco filhotes tiveram a oportunidade de ganhar famílias amorosas, conscientes dos princípios de bem-estar e responsáveis sobre sua criação. E isso se deve a parceria que o município vem realizando com tais grupos e promovendo a educação ambiental necessária à uma sociedade mais digna com seus animais. A felicidade de livrar animais do abandono e da negligência, não tem preço”, contou a advogada. 

Realizar o incentivo da adoção responsável é um dos compromissos do Gabinete da Causa Animal, a equipe que participa das feiras sempre orienta sobre as medidas básicas que devem ser seguidas pela família ou responsável que decida acolher um animal. A adoção responsável implica no comprometimento do tutor em garantir a saúde física e mental, a segurança e o bem-estar do novo membro da família.

Cuidados

Os animais adultos que são adotados passam por procedimentos de castração, vacinação, vermifugação, além da testagem para leishmaniose. Os filhotes passam por prévia avaliação médico-veterinária e as pessoas que adotam recebem orientações sobre quando poderão levá-los à Unidade de Vigilância em Zoonoses para receber a vacinação antirrábica e realizar a castração. O animal adotado recebe um chip que permite identificar o responsável em caso de abandono ou perda.


Link
Notícias Relacionadas »
Comentários »
Rede alagoana de notícia Publicidade 728x90